15 de fev. de 2008

Caixa Econômica Federal renova com CBat

A Caixa Econômica Federal em 2008 disponibilizará R$ 12 milhões ao atletismo e prorrogou o patrocínio até 2012. “Hoje temos um valor oito vezes maior”, comemorou Roberto Gesta de Melo, presidente re-eleito da CBat - Confederação Brasileira de Atletismo e dedicou o aumento da verba ao desempenho dos atletas brasileiros. “É uma prova de que a empresa está satisfeita com o retorno que estamos proporcionando”, comentou. Dr. Gesta também anunciou a criação de quatro centros nacionais de treinamento, três na região sudeste e um no nordeste. Receberão as instalações: Rio de Janeiro, Bragança Paulista, Uberlândia e Fortaleza. Outra meta fundamental para o desenvolvimento do esporte é o Programa Atletismo na Escola. "Este Programa do Ministério do Esporte, com a nossa participação, será um grande diferencial", disse. "E será fundamental para a nossa participação nos Jogos Olímpicos da Juventude (que terá a primeira edição em 2010) - acrescentou Dr. Gesta ." Aqui vale uma curiosidade sobre o Dr. Gesta - ele é o maior colecionador de memorabilia olímpica do Brasil. Gesta é colecionador nato e em seu museu particular além de uma infinita coleção de livros, moedas, fotos e selos, Gesta tem todas as Tochas Olímpicas. Além de um apaixonado por esporte, olimpismo e Jogos Olímpicos, Dr. Gesta é também um excelente gestor esportivo.

Finta é do Santo André

A diretoria do Santo André anunciou que a Finta, será a nova fornecedora de material esportivo da equipe do ABC. A negociação foi concluída e detalhes do contrato serão anunciados na próxima semana. Outro assunto que está na pauta dos diretores do Santo André é o patrocínio de camisa. A Coop, empresa que estava associada ao clube até o início do ano, resolveu interromper o investimento. Assim, a equipe procura um substituto para ocupar essa vaga. A Finta é uma marca esportiva genuinamente brasileira que desde sua fundação em 1987 tem fornecido uniforme e material esportivo a grandes clubes. Neste curto período, como fornecedora, a Finta participou da conquista de três títulos brasileiros da primeira divisão (Vasco/89, Corinthians/90 e Botafogo/95).

VISA apóia Jogos Olímpicos da Juventude 2010

Duas cidades se candidataram para sediar os Jogos Olímpicos da Juventude em 2010, Cingapura e Moscou. A cidade vencedora será anunciada dia 21 deste mês após processo de votação do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional. A Visa, empresa parceira do programa TOP de marketing do IOC em nível mundial desde 1986, anunciou que irá apoiar a candidatura de Cingapura para esta que será a primeira edição dos Jogos. Para mostrar o seu apoio a Visa espalhou banners em toda a ilha.

Kyocera patrocina basquete espanhol

Segundo a agência de notícia espanhola ATB, em nota publicada hoje no site http://www.atbnoticias.es/, a Kyocera será a patrocinara oficial a fase final da Euroliga de basquete, que será disputada entre os dias 2 e 4 de maio, no Palácio de Esportes de Madri, na Espanha. A fase final reunirá as quatro melhores equipes do torneio. A notícia não revela os valores do investimento, mas informa que de acordo com o contrato, a empresa irá fornecer impressoras e dará suporte tecnológico. As impressoras estarão nas concentrações das quatro equipes classificadas para a final e na sala de imprensa, onde são esperados mais de 500 jornalistas de todo o continente. Nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, a empresa terá seu logotipo exposto no ginásio San Pablo, em Sevilha, onde será disputada a XLVI Copa de S.M. la Reina. Além do apoio ao torneio, a Kyocera é patrocinadora da equipe Vivemenorca, que participa da disputa.

COI autoriza blogs de atletas nos Jogos

O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional acaba de anunciar que vai permitir, pela primeira vez, a utilização de blogs durante os Jogos Olímpicos de Beijing. Mas, irá criar um código de regras para tal. A questão havia gerado uma forte polêmica, uma vez que muitos atletas têm blogs pessoais em periódicos on-line. A questão permeava na preocupação do COI com situações que pudessem violar acordos sobre os direitos de marketing e de conteúdo das empresas patrocinadoras dos Jogos e do Movimento Olímpico. A luz verde está dada, porém, existe uma série de regras determinadas pelo COI para a utilização dos blogs, principalmente, do ponto de vista de conteúdo e marketing. "O COI considera blogging uma legítima forma de expressão pessoal e não uma forma de jornalismo. Os bloggers durante os Jogos Olímpicos de Beijing (de 8 agosto a 24 de agosto) são proibidos de publicar qualquer imagem ou material áudio visual, assim como qualquer informação confidencial em relação a terceiros. Atletas ou funcionários de blogs só podem postar fotos tiradas fora das arenas olímpicas. Não poderão ser publicadas fotos que contenham qualquer tipo de ação (movimento) desportivo, mesmo que tiradas com uma máquina particular". O COI tem como principal preocupação proteger os direitos dos detentores de transmissão e radiodifusão, que pagaram vários milhares de milhões de euros pela exclusividade do evento. Os blogs não devem ter acordos exclusivos com qualquer empresa e não deverão mostrar qualquer referência comercial ou publicitária. Os blogs também deverão aderir ao espírito olímpico "e serem dignos e de bom senso." A fenomenal ascensão dos blogs e a facilidade e agilidade tecnológica tornou um meio mais fácil e mais rápido para manter os atletas on-line. Os primeiros blogs surgiram nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e nos Jogos de Inverno Turim 2006. Todos esses blogs existiam sem a chancela oficial do COI.

Beijing garante serviços em 55 idiomas

O departamento de voluntariado do BOCOG - Beijing Olimpic Organizing Committee - Comitê Olímpico Organizador dos Jogos -informou que serão fornecidos serviços em 55 idiomas durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Milhares de voluntários capacitados foram recrutados para a prestação destes serviços linguísticos. Em dezembro, os testes de idiomas entre os voluntários estavam em pleno andamento. Todos os voluntários, que tenham cumpriram as exigências da inscrição, foram colocados em uma lista especial para uma melhor gestão e utilização. Após os Jogos este "pool de voluntários" será utilizado em futuros projetos como voluntários. A Adidas, patrocinadora do já está com todos os uniformes dos voluntários prontos para distribuição e irá vestir todos dos pés à cabeça.

Nestlé paga indenização a torcedor do Flamengo

Tudo começou com uma ação de marketing infeliz fechada entre Flamengo e Nestlé. No dia 21 de novembro do ano passado, centenas de torcedores ficaram frustrados após horas nas filas dos cinco postos de troca da promoção “Torcer faz bem”, realizada pela Nestlé. A ação previa a troca de uma lata de leite em pó pelo ingresso para a partida entre o Flamengo e o Atlético-PR. A confusão começou pela manhã. Duas horas depois que as bilheterias dos cinco pontos de venda abriram, os 11 mil ingressos acabaram. Pois bem, o torcedor inconformado Geneci Soares, entrou com ação judicial. Foi atrás dos seus direitos e conseguiu! O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu que a Nestlé deverá indenizá-lo em R$ 500. A assessoria de imprensa da Nestlé divulgou nota em que afirma que a decisão é em primeira instância e que vai recorrer. A juíza Paula Silva Pereira decidiu ainda que Geneci vai receber de volta os R$ 17,67 gastos com as três latas de leite em pó revertidas em ingressos. É isso aí galera! Quem não sabe brincar de marketing, tem que "pedir prá sair", senão só toma créu, créu, créu...! Vamos respeitar o torcedor!

Corinthians fecha acordo com o Lance

No dia 17, o Corínthians completa contra o Bragantino, pelo Campeonato Paulista, a partida de número 5.000 da história do Timão. O departamento de marketing não poderia jamais deixar essa ocasião passar em branco e acertou uma parceria com o jornal Lance. Foi publicado um anúncio no periódico que dizia que os 500 primeiros torcedores que adquirirem o pacote "Eu nunca vou te abandonar" ganhariam um ingresso para a partida. Quando estes torcedores forem ao Parque São Jorge retirar o bilhete, cada um poderá assinar um 'guest book' de 500 páginas, com recados para o time, que ficará guardado no Memorial do clube. A grande expectativa é a confirmação da presença, no jogo do Morumbi, dos 10 jogadores ainda vivos que mais atuaram com a camisa alvinegra. Os ex-atletas estarão ao lado das crianças que acompanharão a entrada do time principal em campo e que logo depois formarão o número cinco mil no gramado.

Blatter diz não

O presidente da Fifa Joseph Blatter disse à BBC que os planos da Premier League sediar jogos no exterior nunca irão acontecer. Sepp Blatter também advertiu que a proposta pode prejudicar a tentativa da Inglaterra sediar a Copa do Mundo de 2018. "Isso não leva em consideração os adeptos dos clubes e dá a impressão de que eles só querem ir em turnê para fazer dinheiro", disse Blatter. "Isso nunca vai acontecer, pelo menos enquanto eu for o presidente da Fifa." A idéia da Premier League de estender a temporada de 39 jogos com rodada extra no exterior tem encontrado resistência na Ásia, Europa e entre fãs na Inglaterra. "A Premier League é mais rica do que as outras, que têm mais responsabilidades", disse. "Isso é algo que eu não consigo compreender e definitivamente a comissão executiva Fifa não irá sancionar esse tipo de iniciativa." A Fifa vai analisar as propostas da Premier League em uma reunião de 14 de março.

Copa das Nações Africanas estimula a audiência da Eurosport

A Eurosport alcançou os maiores índices de audiência deste ano durante a Copa das Nações Africanas. Assistiram à competição 80.5m de telespectadores. A pesquisa representa indivíduos diferentes em toda a Europa, que assistiram pelo menos 1 minuto do torneio, que foi encenado em quatro locais em torno de Gana entre janeiro de 20 e 10 de fevereiro. A audiência representou um aumento de 15% do torneio em 2006 e um up grade de 36% em relação a 2004 quando foi assistida por 59m pessoas. A final entre Egito versus Camarões teve uma média de 3m telespectadores por hora, com um pico de 4.3m telespectadores nos últimos 15 minutos da partida. Egito bateu Camarões 1-0 e levou a taça para o Norte da África. "O Grupo Eurosport é um parceiro antigo da Copa das Nações Africanas. Transmitimos ao vivo todos os torneios desde 1994 - destacou Laurent-Eric Le Lay, presidente do Grupo Eurosport. "A Copa é uma das jóias da nossa oferta de futebol e temos o orgulho de dar uma grande exposição e promoção a este evento em todo os 59 países na Europa." A Copa das Nações Africanas (ou Copa Africana de Nações, Taça de África das Nações) é a principal competição de futebol da Confederação Africana de Futebol e do continente africano. Realiza-se a cada dois anos desde 1968, sendo que antes, em intervalos irregulares. As próximas edições da Copa serão em Angola (2010), Gabão (2012), Líbia (2014).

Gatorade ataca com nova campanha

Com a proximidade do maior evento esportivo do mundo, empresas e fábricas ligadas ao esporte começam a impulsionar seus produtos criando novas campanhas, a fim de aproveitar o aquecimento do mercado consumidor. A Gatorade, por exemplo, vem aí com novos anúncios, criados pela empresa AlmapBBDO, que compõem a nova campanha de Gatorade, e retratam a vida ativa dos consumidores do produto, enfatizando o posicionamento 'Com Gatorade você vai + longe'. Os anúncios trazem seqüências de fotos nas quais pessoas praticam vários esportes por prazer como, natação e basquete, entre outros. A criação é de Wilson Mateos, Marcos Medeiros e Luiz Sanches, co direção de criação de Sanches.

Nike domina produção e tercerização de funcionários

A Nike domina atualmente 33% de toda a produção mundial de calçados desportistas. No ano de 2004, a produção mundial da empresa foi realizada por mais de 600 mil trabalhadores dispersos em 51 países, embora somente 24 mil empregos sejam diretamente contratados, em sua maioria radicada nos Estados Unidos, para funções como marketing, design, pesquisa, direção, e etc. A Nike terceiriza quase 95% dos trabalhadores envolvidos com a produção, utilizando-se do excedente global de mão-de-obra em condições de trabalho inferiores às verificadas no país da localização da matriz. Essas informações constam do estudo “A transnacionalização da terceirização na contratação do trabalho”. Trata-se de uma pesquisa preliminar sobre as transformações do trabalho no Brasil e no mundo, divulgada nesta terça-feira (12), por Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado ao Ministério do Planejamento. O economista da Unicamp destacou que a terceirização não gera emprego, apenas substitui o emprego direto. “O que gera emprego é a demanda na produção”, explicou. Essa substituição do trabalho direto está tomando traços mais fortes nos últimos anos.

Exposição Olímpica inédita em Hong Kong


Em Hong Kong teve início uma das maiores exposições da história olímpica. Pela primeira vez , o IOC _ International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional exibiu relíquias olímpicas na China. Durante a exposição, os cidadãos terão a oportunidade de apreciar mais de 700 tesouros olímpicos. Mascotes, medalhas e maquetes das principais arenas de competição dos Jogos de Beijing também serão expostas, além de todas as tochas olímpicas desde 1936, equipamentos, roupas, selos, moedas. Na entrada da exposição, o público desfrutará o salão de Beijing 2008 onde estão as medalhas que serão disputadas por atletas de todo o mundo. As medalhas de Beijing são feitas em ouro e jade, simbolizam nobreza e força e são a encarnação valores chineses de ética e honra. A exposição chega em Beijing no dia 08 de agosto e em Hong Kong irá durar cinco dias.

Omega lança edição limitada de relógios olímpicos


A OMEGA, parceira do programa TOP de marketing do IOC _ International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional em nível mundialaté 2012 na categoria contagem de tempo e cronômetros lançou modelos comemorativos aos Jogos Olímpicos de Beijing. O Seamaster Aqua Terra Chronographs, já é a terceira geração de uma coleção olímpica e pode ser encontrada em dois modelos. O detalhe dos cinco anéis olímpicos estão no cronômetro e o logo dos Jogos Olímpicos Beijing 2008 está encrustada no aço inoxidável da caixa do relógio onde encontra-se também o número que identifica a edição limitada do produto. Ambos os modelos são limitadas a 2008 peças cada uma.

Barcelona contrata argentino de apenas 14 anos patrocinado pela Adidas

O adolescente argentino Mauro Icardi, de apenas 14 anos é contratado como sendo o 'novo' Messis. Com passaporte italiano, Mauro Icardi assinou com o Barcelona, que se adiantou ao rival Real Madrid na compra do jovem talento. Segundo informou o site do jornal Sport, Icardi é atacante, joga no Vecindario de Canarias, onde se destacou pela força e pela facilidade de fazer gols. O menino assinou um contrato com o Barcelona por seis anos e já é patrocinado pela Adidas, marca que também patrocina seus compatriotas Lionel Messi, Javier Saviola e Gonzalo Higuaín. Icardi vai completar 15 anos no final de fevereiro, vive na Europa desde os cinco e era pretendido por vários clubes como Sevilla, Valencia, Espanyol, La Coruña, Arsenal, Liverpool e Real Madrid. O argentino marcou mais de 500 gols pelo UD Vecindario e vai se somar às categorias de base do Barcelona no próximo mês de junho, quando termina o seu curso escolar.

Taschibra renova com Figueirense

A Taschibra renovou contrato de patrocínio com o Figueirense até 2010. Segundo nota no site oficial do Figueira, houve um “importante aditivo contratual”. Em troca disso, o time catarinense também estampará a marca nas categorias de base e no Instituto Figueirense de Assistência Social (IFAS). Animado com o acordo, o presidente da Taschibra, que tem um acordo com o Figueirense desde 2006, espera colher ainda mais frutos com a prorrogação do contrato. “O Figueirense nos passou uma segurança administrativa que justificava uma aposta comercial”, declarou. Entre os patrocinadores principais do Figueirense estão: Umbro, Unimed e Ambev.

Guaraná Antarctica dá nome a desafio de bodyboard

Seguindo a estratégia de estar cada vez mais próximo do público jovem, consumidor de bebidas e refrigerantes, a Antártica apostou num campeonato de bodyboard para divulgar a marca Guaraná. Pela primeira vez na história do esporte de Município de Laguna-SC, localizada no Sul de Santa Carina, acontecerá um desafio internacional - o Guaraná Antarctica de Bodyboard Feminino reunindo atletas de todo país. O Desafio Guaraná Antarctica de Bodyboard Feminino será realizado nos dia 08 e 09 de março, na praia do Mar Grosso. A etapa distribuirá mais de R$10.000,00 mil reais em premiações, pranchas, pés - de patos, dinheiro, celulares, aparelho de DVD, muitos kits etc. Este evento também contará para a 1 etapa do circuito Brasileiro Feminino da ADBFB de 2008, que vem fazendo um grande sucesso.

Redação Sport Marketing