8 de fev de 2008

Lenovo lança lap top olímpico


A Lenovo, patrocinadora global de nível mundial do COI (Comitê Olímpico Internacional) na categoria computadores e tecnologia, já colocou nas lojas o modelo de lap top comemorativo ao Revezamento da Tocha dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008. Como parte da estratégia de marketing e divulgação, a empresa também lançou o primeiro de três leilões online que estão em curso no Reino Unido. Ao longo dos próximos dez dias, o lap top estará disponível para lances online. A edição limitada-notebook PC é autografada pelo medalhista de prata olímpico e estrela do badminton, Gail Emms. A renda será revertida para o Fundo Social Lenovo Hope. Os demais dois leilões no Reino Unido serão realizados nos dias 22 e 29 de Julho. A Lenovo pertence à geração TOP VI de patrocinadores do COI. A terceira maior fabricante de computadores do mundo, anunciou que não renovará o contrato de patrocínio com o COI depois dos Jogos Olímpicos de Beijing. "O objetivo da companhia será patrocinar eventos para mercados estratégicos, cobrindo melhor as necessidades de aprofundar o desenvolvimento em países e regiões em particular", disse a companhia em comunicado, reproduzido pela agência "Xinhua". A Lenovo nos últimos anos já mostrou esta tendência. A empresa assinou um contrato com a NBA para oferecer estatísticas e outro com a escuderia de F1 Williams. No total, nos Jogos de Beijing, a companhia fornecerá mais de 20 mil computadores, monitores ou agendas eletrônicas, além de ocupar mais de 500 engenheiros de apoio.

Esporte não-olímpico poderá receber verba de fundo público

O Projeto de Lei 2225/07, da deputada Gorete Pereira (PR-CE), cria o Fundo de Apoio ao Esporte Não Olímpico (FNO), a ser gerido pelo Ministério do Esporte, para dar apoio financeiro ao esporte de rendimento nas modalidades não-olímpicas. De acordo com a proposta, o fundo deverá ser constituído por dotações orçamentárias e por 10% dos recursos destinados ao esporte pela Lei Agnelo Piva (10.264/01), além das doações e de eventuais recursos de outras fontes. Atualmente, 85% dos recursos da Lei Agnelo Piva vão para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e os restantes 15% para o Comitê Paraolímpico. O projeto propõe que os 10% destinados ao FNO sejam retirados dos recursos do COB, que cairiam para 75%, mantidos os mesmos 15% do Comitê Paraolímpico. Segundo a deputada Gorete Pereira, as modalidades esportivas não-olímpicas há muito ressentem-se da falta de recursos, pois não gozam da mesma visibilidade, nem são beneficiadas com recursos públicos. Entre as modalidades não-olímpicas que deveriam ser apoiadas, a deputada cita três bastante praticadas no Brasil: o futsal (futebol de salão), a peteca e a capoeira. Segundo Gorete Pereira, essas modalidades esportivas despertam o interesse do torcedor brasileiro, apesar da falta de apoio público às suas federações. "As modalidades não-olímpicas também desejam e merecem receber o impulso que as demais têm recebido, e os atletas não-olímpicos merecem o reconhecimento do Estado", sustenta a deputada. Sujeito à análise em caráter conclusivo, o projeto deverá ser votado pelas comissões de Turismo e Desporto; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Uma coisa é fato: depois do Pan e da candidatura do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016, não vão faltar políticos tentando um momento de fama às custas do esporte nacional e do Movimento Olímpico.

NBC se prepara para cobertura recorde em Beijing

A NBC Universal, detentora dos direitos excluivos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Beijing para os Estados Unidos, se prepara para mais uma cobertura recorde de audiência. Para isso, a empresa de telecomunicações americana fechou acordo com MSN e Microsoft em uma inédita aliança estratégica para criar o site "NBCOlympics.com no MSN ", uma nova experiência on-line para os fãs dos Jogos Olímpicos em todo os Estados Unidos. A cobertura do "NBCOlympics.com no MSN" será alimentada pela tecnologia Microsoft. A idéia é complementar a programação da NBC e colocar milhões de fãs no controle dos esportes olímpicos, atletas e países que desejarem assistir. Como resultado desta aliança sem precedentes ", NBCOlympics.com no MSN" deverá realizar: 2200 horas de cobertura ao vivo do evento em vídeo e mais de 3000 horas de vídeo on-demand, incluindo conteúdo integral, replays, destaques, perfis, entrevistas "Estamos satisfeitos com essa parceria com a NBC para trazer conteúdo informativo e novas experiências para milhões de fãs esportes durante os Jogos", disse Kevin Johnson, presidente da Divisão Plataformas e Serviços, Microsoft. "Combinando a rica história na cobertura dos Jogos Olímpicos da NBC e com a tecnologia da Microsoft Silverlight MSN vamos mudar a forma das pessoas conectarem-se e consumirem conteúdo de qualidade na web. " NBCOlympics.com", que nos E.U.A é o único destino de cobertura olímpica já está no ar e abrange todas as modalidades olímpicas. A cobertura será expandida em Maio 2008 para incluir os E.U.A Olympic Team Trials.
A história completa do envolvimento da NBC e de outras empresas de comunicação na transmissão dos Jogos Olímpicos, você acompanha em um capítulo especial no livro Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros.

SEGA lança video game oficial dos Jogos de Beijing 2008


A SEGA Corporation fechou parceria exclusiva com a International Sports Multimedia, empresa licenciada com exclusividade do Comitê Olímpico Internacional, para desenvolver o Video Game Oficial dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008. O jogo será desenvolvido pela Eurocom Entertainment Software para Xbox 360, PlayStation 3 e PC. A funcionalidade on-line de todas as três plataformas irá assegurar que pela primeira vez, aos fãs dos Jogos Olímpicos a experiência de competir contra atletas olímpicos mundiais. O "brinquedinho" estará disponível em breve e será uma autêntica simulação dos mais de 35 eventos dos Jogos. A grande nividade é que os jogadores terão a emoção de competir em muitas arenas famosas como no Beijing National Stadium (o "Bird Nest") e o Nacional Aquatics Center (o "Água Cube"). O vídeo game promete estabelecer um novo marco para o gênero ao permitir aos gamers a experiência do "Espírito Olímpico". "Pequim 2008, estabeleceu um novo padrão para os games neste gênero", comentou Hugh Binns, Directora da Eurocom. "Com um grande número de eventos, sistemas de controle inovadores para beneficiar novos e experientes jogadores, multiplayer online, Pequim 2008 será uma experiência fantástica." "A SEGA realmente abraçou o espírito dos Jogos Olímpicos, com o lançamento de Mario & Sonic nos Jogos Olímpicos e agora com o vídeo game oficial para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008", disse Don Mesa, Director de Marketing SEGA na América. "A adição de jogo on-line em um título olímpico revoluciona a franquia e trouxe o âmbito da concorrência internacional para o jogador em casa pela primeira vez."

Sharapova segue ditando moda


Nos Jogos Olímpicos, o casamento entre esporte e relógios começou em 1900, quando Longiness, Omega e Zenith desenvolveram relógios de bolso comemorativos aos Jogos de Paris. Desde então, essa relação vem crescendo e sendo responsável não apenas pelo desenvolvimento tecnológico do esporte no quesito cronometragem, como no que diz respeito ao marketing esportivo. A TAG Heuer, por exemplo, além de ser a empresa responsável pela cronometragem da F1 e de outras modalidades a motor, utiliza-se do endosso de vários atletas que são "embaixadores" da marca. A tenista Maria Sharapova é uma das embaixadoras da marca e dá nome a uma linha de relógios cravejada de brilhantes. "Nossos novos modelos atendem às necessidades de mulheres que procuram valores de força, beleza e prestígio. Por isso desenvolvemos a linha Professional Sports Watch projetada para atender as demandas da mulher ativa". A nova série endossada por Sharapova foi lançada e está sendo sucesso de vendas da TAG.

Treinamento forte para os voluntários Beijing 2008


Com população maciça, não é de estranhar que Pequim comece os Jogos Olímpicos batendo recorde de inscrições para voluntários. Até o momento 56.0000 pessoas se voluntariaram para o evento, incluindo algumas jovens do sexo feminino que vão desempenhar o papel de recepcionistas na abertura, encerramento e várias outras cerimônias que exigem um belo rosto e uma boa aparência. O processo de seleção tem sido rígido e você pode ter certeza de que não haverá qualquer big bums ou tatuagens a mostra. Agora, quem pensa que a função de voluntário é coisa fácil, dá só uma olhada no treinamento que as recepcionistas estão tendo que passar!
A empresa que irá fornecer o uniforme para os voluntários dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2008 será a Adidas, parceira oficial na categoria sportswear. A Adidas também será fornecedora de uniformes para todos os funcionários BOCOG e para toda a equipe olímpica chinesa.