3 de dez de 2008

Quanto vale Cristiano Ronaldo?

Cristiano Ronaldo vale mais de 63 milhões de euros, em Portugal. De acordo com uma análise, realizada pela Cision (consultora de imagem), em função do espaço editorial ocupado pelo jogador na imprensa e televisão de janeiro a outubro de 2008, este valor (estimado), o qual já contempla o fato do jogador ser um dos indicados para ganhar a Bola de Ouro, não sofrerá grande variação com a confirmação. E
internacionalmente? "Conseguir o prêmio da France Football é o evento de maior impacto midiático para os jogadores" - reforçou Francesc Pujol, professor na Universidade de Navarra, em Espanha, ao periódico português DN. Passando o pico de mídia, em dezembro, Ronaldo mantém os cerca de 83 milhões de euros apurados em junho deste ano e que bateram o próprio valor dele enquanto jogador (72 milhões de euros), excedendo ainda o de Ronaldinho no melhor momento midiático, há ano e meio - 80 milhões de euros. Francesc Pujol salientou que os três anteriores vencedores da Bola de Ouro - Ronaldinho (2005), Cannavaro (2006) e Kaká (2007) - viram o midiatismo atingir o pico em dezembro, mas, em janeiro, voltou a cair para índices normais. Alertando que "o potencial de mídia não representa o valor a pagar por uma marca ao utilizar a imagem do internacional português para a publicidade, mas uma referência", Uriel Oliveira, vice-presidente da Cision, refere que as marcas portuguesas mais associadas espontaneamente a Cristiano Ronaldo são o BES, a Nike e o Modelo. Escusando-se a definir Ronaldo como uma marca, mas como alguém que pode cobrar determinado valor para endossar (representar) uma marca, Ricardo Monteiro, presidente da Euro RSCG, confirma que o jogador é muito valioso. "Não existe uma marca Cristiano Ronaldo, tal como não existe uma marca Portugal ou Luís Figo. O endosso vale a beleza do futebol, dos gols que marca o comportamento". Questionado sobre quanto pode cobrar agora o Bola de Ouro na publicidade, o mesmo responsável estima: 4 milhões de euros para a Nike, uma marca global, e cerca de um milhão para o BES, num contrato anual. Já a BBDO, agência do BES, que considera Ronaldo uma marca avaliada em 50 milhões de euros, afirma que a Bola de Ouro não inverte a tendência de desvalorização.

Redação Sport Marketing