11 de dez de 2008

África do Sul preocupada com desvalorização da moeda

A desvalorização da moeda,o rand, está afetando o desenvolvimento do projeto da África do Sul para sediar a Copa do Mundo de 2010. O Comitê Organizador afirma que terminará as construções dos 10 estádios a tempo, embora o custo agora seja mais alto do que o previsto na época da candidatura."Todos os estádios estarão completos, não há dúvidas sobre isso" - disse Danny Jordaan, diretor executivo do comitê local de organização, em uma entrevista coletiva. "Alguns dos materiais (de construção) serão comprados fora do país. Com o enfraquecimento do rand, haverá um aumento dos custos" - disse, notando que o preço do petróleo adicionava outro elemento imprevisível para o processo. No último ano, a moeda local perdeu 30% do valor em relação ao dólar norte-americano, e 24% em relação ao euro. Na zona do euro estão os principais parceiros comerciais da África do Sul. Os organizadores locais estão preocupados com a manutenção do orçamento de estádios para que ela não saia do controle, além de buscarem fundos para completar o total requerido, para o qual o governo sul-africano já prometeu 1,4 bilhões de rands (ler matéria arquivo Sport Marketing: Governo da África injeta dinheiro para concluir obras; Sport Marketing: Estádios da África do Sul sofrem com crise financeira; Sport Marketing: África do Sul teme crise mundial financeira; Sport Marketing: África do Sul divulga gastos para Copa 2010). A África do Sul espera 480.000 visitantes para a Copa do Mundo, que começa no dia 11 de junho de 2010, e espera que o torneio de um mês irá turbinar o turismo e os investimentos na economia mais rica da África (ler matérias arquivo Sport Marketing: Inflação, falta de energia, altos custos ...; Sport Marketing: Copa do Mundo da África gera US$3.2 bilhões; Sport Marketing: FIFA fecha contratos de transmissão da Copa; Sport Marketing: África do Sul abre os cofres para a Copa 2010; Sport Marketing: Puma segue marcando território na África; Sport Marketing: Copa da África do Sul tem mais um patrocinador; Sport Marketing: África do Sul está confiante na Copa do Mundo ...;Sport Marketing: Pesquisa aponta otimismo na África do Sul para a Copa; Sport Marketing: Programas de hospitalidade África do Sul 2010; Sport Marketing: Blatter visita África do Sul; Sport Marketing: FIFA libera estádios na África do Sul;Sport Marketing: Mascote Copa 2010;Sport Marketing: Divulgadas empresas de venda dos pacotes da Copa;Sport Marketing: África do Sul com energia em 2010; Sport Marketing: Bolt e Puma levam crianças chinesas à Copa de 2010;Sport Marketing: Etiópia fora da Copa de 2010;Sport Marketing: Adidas lança bola da Copa das Confederações;Sport Marketing: Port Elizabeth não ficará pronto; Sport Marketing: Copa de 2010 agita mercado publicitário;Sport Marketing: FIFA coloca à venda ingressos da Copa;Sport Marketing: Leopardo é mascote da Copa de 2010;Sport Marketing: Castrol renova com a FIFA até Copa de 2014 no Brasil).

Redação Sport Marketing