27 de nov de 2008

Sport+Markt revela queda no valor de patrocínios de camisas

O valor do patrocínio nas camisas das principais equipes de futebol da Europa está em queda. De acordo com estudo realizado pela Sport+Markt, depois de seis anos em alta, esta é a primeira vez que os números caem. Na temporada 1999/2000 os clubes das principais ligas européias angariaram um total de 209,2 milhões de euros, um valor que foi subindo sucessivamente até a temporada passada, quando alcançou 405,3 milhões de euros. O estudo aponta que, neste ano, o valor dos patrocínios nas camisas dos clubes dos seis principais campeonatos europeus, onde não se inclui o português, ficará em torno de 393,2 milhões de euros. A Sport+Markt destaca também que o número de instituições financeiras ou seguradoras que patrocina os clubes das ligas inglesa, italiana, espanhola, francesa, holandesa, alemã desceu de 38 para 34 e que a baixa deverá ser ainda maior, uma vez que marcas como AIG, que patrocina o Manchester United, já anunciou que deixará de patrocinar o clube em 2010. Ainda segundo o estudo, o Manchester United foi substituído pelo Bayern Munique como o clube que conseguiu angariar um patrocínio mais lucrativo. Aston Villa e West Bromwich Albion estão sendo prejudicados pela crise financeira mundial e ainda não conseguiram angariar patrocínio para as camisas.

Redação Sport Marketing