17 de nov de 2008

Pesquisa mostra mercado de patrocínio europeu

Os patrocínios no futebol europeu estão crescendo. A International Marketing Reports (IMR) realizou pesquisa com as duas principais ligas da Alemanha, Inglaterra, Itália, França e a principal divisão de Espanha. Todas concentram mais de 25% dos patrocínios. O estudo apontou crescimento de 40% , sendo o futebol responsável por 38% deste universo, o que se traduz em quase 1900 milhões de Euros por ano. A pesquisa anterior realizada pela IMR demonstrou valores em torno de 1100 milhões de Euros anuais. O país com maior receita em termos de patrocínios é a Alemanha, com cerca de 2600 milhões (33%) do mercado. O Reino Unido é o segundo maior mercado com 1700 milhões de Euros (17%). Entre os patrocinadores que apostam no esporte destaca-se o setor financeiro, que inclui Bancos (14), Seguradoras (8) e Cartões de Crédito (3), responsáveis pelo fomento de 25 clubes (13,8%), enquanto o setor das viagens e turismo está no segundo lugar com 23 clubes (12,6%). Este setor inclui companhias aéreas (6), agências de viagens (6), hotéis (5), aeroportos (2), transportes terrestres (2) e eventos (2). A companhia aérea Fly Emirates (Arsenal, Paris St Germain e Hamburgo) e a Toyota(Valenciennes, Fiorentina e Valência) são as duas únicas marcas com três clubes. Oito outras marcas podem ser encontradas em dois clubes: Bwin (AC Milan e Real Madrid), Kia (Bordéus e Atlético de Madrid) Kyocera (Reading e Borússia Mönchengladbach), Flybe (Norwich City e Southampton), EnBw (Karlsruhe e Stuttgart), Geant (Bastia e AC Ajaccio), Kik (Bochum e Hansa Rostock), Banca Popolare (Frosinone e Rimini). De acordo com matéria publicada no Futebol Finance, cinco indústrias contam com três clubes cada - apostas/casino, automóvel, financeira, telecomunicações e viagens - e partilham boa parte do poderio dos patrocínios dentro do Top 20 dos maiores clubes europeus. Bwin (Real Madrid e AC Milan) e a Emirates (Arsenal e Hamburgo) são as duas únicas marcas a patrocinarem clubes que pertencem a esse Top 20. Outros clubes são patrocinados por marcas de bebidas alcoólicas (2), electrônica (1) e energia (1).

Redação Sport Marketing