19 de nov de 2008

Mercado: Crise fecha fábrica da Azaléia

A Azaléia, fabricante de calçados adquirida pela Vulcabras, fechou a fábrica do município gaúcho de Portão, no interior do Rio Grande do Sul. " O fechamento dessa unidade está ocorrendo porque estamos passando por um momento razoavelmente complexo com a concorrência de calçados chineses, que estão entrando no país com desconto de 40% a 50% em dólar " - explicou Milton Cardoso, presidente da Vulcabras/Azaléia. A unidade fabril de Portão produzia diariamente 2,5 mil pares de tênis da marca Olympikus, um dos produtos mais importantes da Azaléia e que continuará sendo fabricado nas demais unidades da empresa calçadista. A expectativa é que sejam vendidos neste ano um total de 12 milhões de pares da marca Olympikus, volume superior em relação ao comercializado em 2007. No acumulado dos nove primeiros meses, o grupo Vulcabras, incluindo as operações da Azaléia e da argentina Indular, teve um lucro líquido de R$ 151 milhões, um avanço de 75,3% quando comparado ao mesmo período do ano passado (ler matérias arquivo Sport Marketing: Join-venture Vulcabras e Reebok; Sport Marketing: Vulcabras e o grupo Adidas selam joint-venture na ...). O fechamento da fábrica da Azaléia acontece um dia depois de a fabricante de calçados femininos Dakota anunciar que também está encerrando as operações da unidade industrial de Bom Retiro do Sul, também no Rio Grande do Sul. Segundo comunicado da Dakota, a decisão se deve " à forte retração do crédito e conseqüentemente à redução do consumo junto aos consumidores, que adotaram maior cautela ante as compras. Com isso, a empresa teve a necessidade de realinhar suas estratégias para que pudesse fazer frente às novas demandas do mercado e expectativas de seus clientes. " A americana Crocs, dos calçados coloridos de borracha que se tornaram febre no mundo, também fechou a fábrica brasileira, situada em Sorocaba, no interior de São Paulo (ler matérias arquivo Sport Marketing: Crocs fecha contrato de naming rigths com AVP).

Redação Sport Marketing