16 de nov de 2008

Benfica e Inglaterra faturam muito em merchandising

O clube que mais receitas de merchandising gera em Portugal é o Benfica. De acordo com um estudo da “Sport+Markt” e da “PR Marketing European Football Mechandising Report”, citado pelo site “Futebol Finance”, os encarnados encaixam uma média de 2,4 milhões de euros anuais, verba que deriva, essencialmente, das transações efetuadas em dia de jogo. O sucesso desportivo e outras condicionantes como o tipo de mercado ou o número de adeptos, realça o estudo, acabam por ser decisivos em termos de receitas. Os números do Benfica aliados aos de FC Porto e Sporting acabam por significar uma média de 1,8 milhões de euros/anuais, o equivalente a um sétimo posto numa tabela européia que mostra uma distância acentuada relativamente a outros campeonatos. Os clubes da Premier League vão à frente no ranking de clubes que mais receitas geram com o merchandising. Em Portugal os 3 grandes geram em média 1.8 milhões de Euros. Já Na Holanda, por exemplo, a média dos 6 clubes com maior volume de negócios é de 3,6 milhões de euros. A Inglaterra mostra uma das razões porque organiza o campeonato mais rico do Mundo – 171 milhões de euros gerados entre 20 clubes, o que significa uma média de 8,6 milhões de euros. Os 116 clubes do estudo, alcançam em média 5.3 milhões de Euros, com cerca de 20 clubes com uma média de receitas superiores de 21.2 milhões de Euros e 96 com que geram cerca de 2 milhões de Euros.

1. - Premier League (Inglaterra) - 171 milhões de Euros (média/clube 8.6 m/€)
2. - Liga BBVA (Espanha) - 145 milhões de Euros (média/clube 7.3 m/€)
3. - Bundesliga (Alemanha) - 127 milhões de Euros (média/clube 7.1 m/€)
4. - Série A (Itália) - 64 milhões de Euros (média/clube 3.2 m/€)
5. - Ligue 1 (França) - 64 milhões de Euros (média/clube 3.2 m/€)
6. - Eredividie (Holanda) - 22 milhões de Euros (6 maiores clubes/média 3.6 m/€)
7. - Liga Sagres (Portugal) - 5.5 milhões de Euros (3 maiores clubes/média 1.8 m/€)

De acordo com os autores do estudo, os fatores mais significativos para o sucesso de um clube ao nível do merchandising, passam pelo sucesso, tamanho do mercado doméstico, número de adeptos dentro e fora do país e pelas as estruturas profissionais de merchandising. No entanto as receitas geradas em dias de jogo são a chave para o sucesso dos clubes.

Redação Sport Marketing