28 de ago de 2008

Tom Daley garoto-propaganda VISA

Enquanto os ingleses aguardam que a Casa da Moeda (Royal Mint) coloque em circulação a nova moeda de £2, comemorativa e de edição limitada, que marca a passagem do legado olímpico de Beijing para Londres, o nadador Tom Daley se prepara para virar garoto-propaganda da VISA. Tom, 14 anos, será o protagonista de um novo comercial da bandeira de cartões de crédito, que faz parte das empresas do programa mundial TOP de marketing do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI). Daley entrou para a história dos Jogos de Beijing como o mais jovem mergulhador a competir nas competições de salto ornamental - plataforma de 10 metros, nos últimos 48 anos. É apontado por especialistas de marketing como uma das grandes promessas do esporte inglês, já tem entre os patrocinadores a VISA, a Bott (ler matéria arquivo Sport Marketing - Bott patrocina Tom Daley, atleta olímpico mais novo da história) e começa a se aprender para lidar com a pressão que vêm com o sucesso. Apesar da pouco idade, ele sabe que o foco da mídia é um desafio, mas com a atenção da imprensa vem a riqueza. Os ganhos potenciais para um fenômeno como Daley são enormes. Especialista ingleses acreditam que o garoto pode vir a ganhar em publicidade e prêmios cerca de £1 milhão por ano. A quantia não chega perto dos ídolos de esportes importantes como futebol, corridas a motor, tênis e golfe, mas, caso Daley continuar vencendo, as apostos são que ele torne-se uma celebridade e feche acordos com empresas para ser embaixador, endossando companhias e marcas, como as estrelas do esporte mais requisitadas. Para os Jogos de Londres 2012, Daley estará com uma demanda enorme - é o pupilo da terra da rainha. Tom, inclusive já pensa no futuro. Quando se aposentar, o garoto pretende ser apresentador da rede BBC de Londres e, como um bom garoto prodígio, no ano que vem, ele fará um estágio na emissora. Por enquanto, Daley treina para o Campeonato Mundial Júnior, que começa na Alemanha em setembro. Outra notícia legal daqui da Inglaterra é que todos os medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Beijing vão ganhar de presente da Panasonic uma tv de alta definição. A Inglaterra ganhou 19 medalhas de ouro. A Panasonic é patrocinadora oficial do programa TOP mundial do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) e também da British Olympic Association (BOA) - Associação Olímpica Britânica e proveu gravações em vídeo para vários esportes, inclusive na vela, ajudar na preparação para os Jogos de Beijing.

John Scott - Correspondente Sport Marketing - Londres