
Os 18 clubes da Bundesliga deverão levantar, em conjunto, aproximadamente 114 milhões de euros em receitas de patrocínio principal nas camisas na temporada 2008/09. Na temporada passada, os clubes da liga alemã de futebol ultrapassaram, pela primeira vez, a marca dos cem milhões de euros neste segmento. O crescimento de 13% (dos 101 milhões de 2007/08 para os 114,1 milhões de 2008/09) deve-se, em grande parte, ao regresso à divisão principal de dois clubes "históricos": Borússia de Monchengladbach e Colonia. Cada clube da Bundesliga recebe, em média, 6,34 milhões anuais, embora a maioria (11 clubes) receba bem menos. Sete clubes estão acima deste patamar. A lista é encabeçada pelo gigante Bayern de Munique, cujo "sponsor" - a T-Home, da empresa de telecomunicações Deutsche Telekom - paga 20 milhões de euros por ano. Na Europa, apenas o Manchester United recebe mais (20,9 milhões da seguradora AIG). Três clubes da Bundesliga estão no Top 5 das receitas do patrocínio de camisas do futebol europeu, juntamente com Real Madrid (15 milhões/Bwin), Chelsea (14,5 milhões/Samsung) e AC Milan (12 milhões/Bwin - o mesmo do Schalke 04). Nenhuma outra liga européia tem receitas tão significativas no domínio dos patrocínios principais. Os grandes conglomerados energéticos (seis clubes - um terço da Bundesliga) passaram a dominar, nos últimos anos, a lista de "sponsors" na Alemanha, tomando progressivamente o lugar das empresas de telecomunicações e de serviços financeiros. O Bayern recebe 15 vezes mais do que o Energie Cottbus, a única equipe da Bundesliga de uma cidade da antiga RDA. Quase 19 milhões de euros em patrocínios de camisas separam estes dois clubes. A estréia dos patrocínios em camisas de um clube da Bundesliga ocorreu no dia 24 de Março de 1973, num jogo Eintracht Braunschweig-Schalke 04. A equipe da casa acabara de assinar um contrato revolucionário, com a duração de cinco anos, com a Jagermeister, uma marca de bebidas alcoólicas muito popular. O Eintracht recebia 90 mil marcos (cerca de 45 mil euros) anuais. Na época, este contrato - idealizado por Gunter Mast, presidente do Eintracht - provocou uma polêmica enorme, com inúmeras vozes a protestarem contra a "prostituição do futebol". Na temporada 1974/75, o número de clubes da Bundesliga a exibir patrocinadores nas camisas aumentou para seis. Hoje em dia, transformou-se numa das principais fontes de receita dos clubes da Alemanha.
Redação Sport Marketing