18 de ago de 2008

Empresas coreanas satisfeitas com investimentos em marketing esportivo

Algumas empresas coreanas já estão colhendo os frutos dos Jogos Olímpicos de Beijing graças ao desempenho dos atletas patrocinados. No centro das estratégias de marketing de patriotismo está o campeão mundial Park Tae-hwan, da Coréia do Sul, que ganhou a primeira medalha de ouro olímpica da natação para país na prova dos 400m livres. Park Tae-hwan, chamado "menino marinho" pelos coreanos, já tornou-se um ídolo na Coréia e estrela de uma lista de comerciais. Atualmente Park Tae-hwan aparece em vários comerciais de tv como do Kookmin Bank, SK Telecom, Lotte Chilsung e Basic House – uma marca de roupas para jovens. A SK Telecom, empresa de telecomunicações, é uma das companhias que estão se beneficiando com a imagem da estrela olímpica (ler matéria arquivo Sport Marketing - Efeito ouro olímpico movimenta marketing na Coréia). "A transmissão das provas de natação registrou quase 40% de audiência. Em cada break comercial, nós colocamos anúncios com Park Tae-hwan e acreditamos que o impacto do anúncio terá um impacto enorme - disse um representante da empresa. A popularidade de Park Tae-hwan também afetou o mercado de valores. As ações do Kookmin Bank e da SK Telecom subiram consideravelmente depois que ele ganhou as medalhas olímpicas. Os artigos e produtos endossados pelo atleta também sofreram o impacto da conquista olímpica e um consequente aumento na procura. Os jovens estão comprando o headset que ele usou antes das provas. As empresas que apostaram na imagem de Jin Jong-oh, medalha de ouro olímpica no tiro pistola até 50 metros, também estão colhendo os frutos do investimento em marketing esportivo. O grupo Hanwha Group, patrocinador dos atiradores coreanos desde 2002 e a KT estão em tremendo bom humor. Já a Hyundai-Kia está apreciando a popularidade da equipe corena de tiro com arco - medalha de ouro no masculino e feminino (foto) nos Jogos Olímpicos de Beijing. Já a Samsung, uma das patrocinadoras oficiais do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), está aproveitando o momento olímpico para melhorar a imagem da empresa manchada pelos escândalos envolvendo evasão de impostos. "As excelentes apresentações dos atletas coreanos estão desviando a atenção dos fãs do esporte locais. Enquanto mais espectadores assistirem aos atletas coreanos competindo, o logotipo da Samsung também será exposto. O impacto da exposição da imagem da marca será enorme" - disse um oficial da Samsung.

Redação Sport Marketing - Beijing 2008