
Algumas empresas coreanas já estão colhendo os frutos dos Jogos Olímpicos de Beijing graças ao desempenho dos atletas patrocinados. No centro das estratégias de marketing de patriotismo está o campeão mundial Park Tae-hwan, da Coréia do Sul, que ganhou a primeira medalha de ouro olímpica da natação para país na prova dos 400m livres. Park Tae-hwan, chamado "menino marinho" pelos coreanos, já tornou-se um ídolo na Coréia e estrela de uma lista de comerciais. Atualmente Park Tae-hwan aparece em vários comerciais de tv como do Kookmin Bank, SK Telecom, Lotte Chilsung e Basic House – uma marca de roupas para jovens. A SK Telecom, empresa de telecomunicações, é uma das companhias que estão se beneficiando com a imagem da estrela olímpica (ler matéria arquivo Sport Marketing -
Efeito ouro olímpico movimenta marketing na Coréia). "A transmissão das provas de natação registrou quase 40% de audiência. Em cada break comercial, nós colocamos anúncios com Park Tae-hwan e acreditamos que o impacto do anúncio terá um impacto enorme - disse um representante da empresa. A popularidade de Park Tae-hwan também afetou o mercado de valores. As ações do Kookmin Bank e da SK Telecom subiram consideravelmente depois que ele ganhou as medalhas olímpicas. Os artigos e produtos endossados pelo atleta também sofreram o impacto da conquista olímpica e um consequente aumento na procura. Os jovens estão comprando o headset que ele usou antes das provas. As empresas que apostaram na imagem de Jin Jong-oh, medalha de ouro olímpica no tiro pistola até 50 metros, também estão colhendo os frutos do investimento em marketing esportivo. O grupo Hanwha Group, patrocinador dos atiradores coreanos desde 2002 e a KT estão em tremendo bom humor. Já a Hyundai-Kia está apreciando a popularidade da equipe corena de tiro com arco - medalha de ouro no masculino e feminino (foto) nos Jogos Olímpicos de Beijing. Já a Samsung, uma das patrocinadoras oficiais do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), está aproveitando o momento olímpico para melhorar a imagem da empresa manchada pelos escândalos envolvendo evasão de impostos. "As excelentes apresentações dos atletas coreanos estão desviando a atenção dos fãs do esporte locais. Enquanto mais espectadores assistirem aos atletas coreanos competindo, o logotipo da Samsung também será exposto. O impacto da exposição da imagem da marca será enorme" - disse um oficial da Samsung.
Redação Sport Marketing - Beijing 2008