7 de ago de 2008

Nike x Adidas - histórica disputa olímpica

Nos Jogos Olímpicos, as empresas patrocinadoras não ganham prêmios e muito menos medalhas. Mesmo assim, a competição por um espaço ao sol nas cidades anfitriãs é disputado como se valesse ouro. Na tentativa de evitar ações de marketing de emboscada e garantir visibilidade e exclusividade para as marcas que apóiam e investem no mega evento, o BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing tomou medidas severas e dividiu a cidade em espaços publicitários (ler matéria arquivo Sport Marketing - Beijing divide cidade em espaços publicitários). Entre as empresas patrocinadoras dos Jogos a briga entre Nike e Adidas é histórica. Em Beijing o comportamento das duas maiores fabricantes de materiais esportivos não poderia ser diferente. A Adidas é patrocinadora oficial dos Jogos de Beijing e detém os direitos de usar os aros olímpicos e logomarcas do evento, a assinatura 'Beijing 2008', acesso a ingressos e quartos de hotel e oportunidades de se instalar em áreas de hospitalidade perto dos locais de competição como o Ninho do Pássaro e o Cubo d'Água. Já a Nike, não é patrocinadora olímpica, embora seja parceria de vários CONs - Comitês Olímpicos Nacionais. Uma das conseqüências de não estar entre as empresas parceiras do Movimento Olímpico é a restrição da publicidade da marca durante o período olímpico. Porém, a marca americana, famosas pelas estratégias pesadas de marketing, não poupará esforços para cortejar o mercado chinês durante o evento. A primeira tentativa de marcar presença nos Jogos foi cobrir os corredores do metrô de Dongdan, em Beijing, com anúncios da marca (foto1). Hoje, as publicidades estão cobertas com tapumes brancos (foto2). Antes da proibição do BOCOG, a publicidade Nike era presença marcante ao redor lugar dos locais de compras como em Wangfujing, mas isso mudou depois que as restrições entraram em vigor em 19 de julho. As publicidades aéreas, nas quais estavam estampadas as imagens dos atletas patrocinados pela maior fabricante de materias esportivos foram substituídas por catazes dos Jogos de Beijing com as imagens das mascotes oficiais.

Redação Sport Marketing - Beijing 2008