19 de ago de 2008

Nike e Coca-Cola seguem com Liu Xiang

"Quando a árvore cai, os macacos se dispersam" - diz o provérbio chinês do mestre Confúcio. Mas, para alegria de Liu Xiang, ao que tudo indica, o provérbio não se concretizará. A Nike não pretende rescindir o contrato de patrocínio com o atleta chinês. A fabricante de materiais esportivos que calcou boa parte da campanha olímpica na imagem do atleta medalhista de ouro olímpico nos Jogos de Atenas 2004, inclusive, já mudou o enfoque. Os novos anúncios de jornais e revistas chinesas apresentam o rosto do atleta e o texto "Amor à competição, amor à dignidade, amor à honra, amor ao fracasso. Enfim, amor ao esporte, apesar da dor". O contrato de patrocínio da Nike com Liu foi no valor de 4 milhões de yuan (cerca de US$583,000). A marca americana de materiais esportivos lançou inclusive um uniforme e sapatilha especialmente projetados para o jovem de 25 anos usar nos Jogos. A Coca-Cola também pretende seguir com o patrocínio ao atleta, que é uma inspiração para milhões e milhões de fãs na China, mercado onde a fabricante de bebidas está investindo fortemente. VISA, Lenovo, Ping e o Grupo Yili (produtos derivados de leite) também mostraram apoio ao ídolo do atletismo chinês e a disposição em continuarem a associação com ele. Desde que ganhou o ouro em Atenas 2004, Liu tornou-se um dos rostos mais familiares da China. A imagem dele está em anúncios de várias marcas chinesas e internacionais, na televisão, internet, outdoors e pontos de ônibus. De acordo com a revista Forbes, o chinês fatura US$ 23,8 milhões (R$ 40 milhões) por ano em publicidade. É o segundo atleta mais rico do país, atrás apenas do jogador de basquete Yao Ming. Liu Xiang, esperança de medalha olímpica nos 110 metros com barreiras, sofreu uma lesão no tendão de Aquiles (ler matéria arquivo Sport Marketing - Liu Xiang e Fabiana Murer choram no 'Ninho de Pássaro'; Nike fica na pista com Liu Xiang; Nike apresenta uniforme de astro chinês do atletismo; Nike lança uniformes olímpicos do atletismo; Nike apresenta uniformes da China ).

Redação Sport Marketing - Beijing 2008