21 de ago de 2008

Michael Phelps nas caixas de sucrilhos

Super herói olímpico Michael Phelps, também mundialmente famoso como devorador de 'junk food', voltou a ter a imagem estampada nas caixas dos cereais Kellogg´s. Phelps, que endossa a marca, será o garoto propaganda dos cereais Kellogg's Corn Flakes e Frosted Flakese, numa edição especial limitada que estará nas prateleiras dos mercados americanos em setembro. Se por um lado, o endosso será lucrativo para a Kellogg´s, o endosso já está levantando polêmica entre nutricionistas e médicos americanos, que acham um absurdo, um campeão olímpico, colocar a imagem em um produto cujo teor nutricional é questionável. "Eu não considero os produtos Corn Flakes e Frosted Flakese como produtos olímpicos. É uma refeição incompleta. Eu considero o Corn Flakes e Frosted Flakese a comida de uma geração obesa, diabética." - disse a médica Rebecca Solomon do Hospital Mount Sanai Medical Center em entrevista ao Daily News. "As crianças costumam seguir modelos reais, não promotores de traição que negociam fama por dinheiro" - acrescentou. A polêmica gira em torno da delicada questão de que atletas deveriam ser mais cuidadosos com a qualidade dos produtos que endossam e avaliar a consequência das publicidades que realizam, pois o endosso é uma faca de dois gumes capaz, inclusive, de ferir a imagem de um campeão. Phelps, no caso, apesar de idolatrado nas piscinas começa a ser acusado de usar a condição de celebridade para promover produtos açucarados à uma geração de crianças americanas que já sofrem de taxas sem precedentes de obesidade e diabetes. "Ele agora prova que não é diferente de qualquer outra pessoa que empurra substâncias insalubres para crianças americanas. Por que Phelps não buscou outra companhia para endossar ou pelo menos um produto mais saudável?" - questiona a inconformada médida americana. Uma coisa é certa, enquanto os fãs de Michael Phelps engordam ou não, o nadador fica ainda mais rico (ler matérias arquivo Sport Marketing - Quanto vale Michael Phelps - o rei das piscinas?; Michael Phelps e oito medalhas de ouro, capa da Sports Illustrated; Omega reúne em Beijing a nata da história da natação; Michael Phelps chega antes em Londres para festa olímpica). Porém, o dinheiro pode não comprar de volta a oportunidade perdida para ter uma influência positiva na juventude de toda uma nação. Dara Torres, por exemplo, é garota propaganda da LivingFuel, uma marca de alimentos, que segundo os especialistas, é mais saudável. Aos 41 anos, Dara ganhou duas medalhas de prata nos Jogos Olímpicos de Beijing (ler matéria arquivo Sport Marketing -Veterana dos Jogos faz história em Beijing).

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos