7 de ago de 2008

Apex realiza ações na Casa Brasil em Beijing

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) iniciou a segunda etapa de atividades para ampliar a inserção do Brasil no mercado chinês. Voltada para fortalecer a imagem do país, o projeto envolve fortes ações de entretenimento com o cartunista Mauricio de Sousa, que lançará produtos voltados para o público chinês, e o lançamento de um compacto do filme Destinos, longa-metragem co-produzido pela atriz e cineasta Lucélia Santos e a cineasta chinesa Li Shaohong. As atividades programadas acontecem entre os dias 4 e 24 de agosto na Casa Brasil, um espaço de 1.000 m2 no Jianguo Garden Hotel, na principal avenida de Beijing, que funcionará durante os Jogos Olímpicos (ler matéria arquivo Sport Marketing - Casa Brasil promove candidatura aos Jogos de 2016). Além dessas ações haverá degustação de produtos brasileiros, projeção de vídeos, exposição livros, entre outras atividades. Baseado em estudos de mercado que apontam oportunidades para os produtos brasileiros em diversos setores na China, o projeto da Apex-Brasil e entidades setoriais une iniciativas diversas com o intuito de fortalecer a imagem do Brasil. "Nosso objetivo é apresentar o Brasil através de diversas frentes, ou seja, o Brasil negócios, o Brasil estilo de vida, o Brasil esporte e o Brasil turismo. Para isso, instalamos na Casa Brasil painéis touch screen por meio dos quais o público terá acesso a informações sobre os complexos de moda, alimentos e bebidas, tecnologia, entretenimento e casa/construção. A idéia é sensibilizar os visitantes quanto ao potencial de negócios das empresas brasileiras, por meio de informações estratégicas" - explicou Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil. Entre as ações a serem implementadas estão uma parceria de Mauricio de Sousa com uma produtora chinesa de desenhos animados, o licenciamento de produtos e o desenvolvimento de um programa educacional para 200 milhões de crianças chinesas, em conteúdo online. Uma das ações previstas para a Casa Brasil é a condução de um workshop de Mauricio de Sousa com crianças brasileiras e chinesas - alunos de uma escola primária de Zhongguancun que durante um ano estudou o Brasil. Mauricio contará historias e fará um lanche com os presentes. Para atrair empresários e investidores, a Apex-Brasil organiza, com apoio de entidades setoriais, degustação de alimentos e bebidas na Casa Brasil. Será oferecido sucos de fruta (cajú, maracujá, manga, goiaba e laranja), vinhos e espumantes, cachaça, castanha de caju e do Pará, compotas de frutas, bombons de chocolate de cupuaçu, goiabada mini. Haverá ainda degustação de cafés gourmet para compradores e imprensa estrangeira. Outro ambiente montado para empresários na Casa Brasil é uma loja de fitness que mostrará o que o Brasil fabrica em termos de fibra de alta tecnologia. Por meio de parcerias com entidades representativas de mais de 60 setores da economia, a Apex-Brasil promove a participação no mercado chinês de fabricantes de vinhos, calçados, jóias, carne e petróleo e gás, fundição, máquinas e equipamentos, têxtil e confecções, refrigeração, ventilação e aquecimento, instrumentos musicais e couro.

Redação Sport Marketing - Beijing 2008