7 de jul de 2008

Club Bud promete ser a sensação em Beijing

A Anheuser-Busch Cos, patrocinadora internacional oficial dos Jogos Olímpicos de Beijing, na categoria bebidas à base de malte, irá promover uma mega ação de marketing. A empresa irá abrir uma das maiores boates de Beijing - o Club Bud. A boate terá vários ambientes decorados em bambu e soldados de terracota e promete ser a sensação dos Jogos e ponto de encontro, inclusive, de empresários que estarão em Beijing. A primeira edição do Club Bud foi nos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim em 2006. Durante os Jogos de Beijing, o Club Bud pretende realizar pelo menos oito festas temáticas com apresentações ao vivo de DJs internacionais entre outras surpresas. A boate não estará aberta ao público. O local é exclusivo para comemorações olímpicas corporativas, celebridades, atletas olímpicos, lendas do esporte, da música, estrelas de filmes e alguns consumidores muito sortudos. e membros da mídia internacional. O Club Bud terá 3.700 metros e proverá aos convidados, uma atmosfera social diferente, combinando a cultura chinesa e americana. Depois de caminhar em um tapete vermelho, os visitantes entrarão em no salão de entrada do Club Bud, que apresenta 360 telas de vídeos. DJs ao vivo manterão o clima up até tarde da noite, enquanto a área ao ar livre oferecerá aos convidados a atmosfera perfeita para apreciar uma Budweiser gelada com amigos. O Club Bud foi projetado para ser um extravagante centro olímpico e um símbolo das ambições da marca Anheuser-Busch Cos. O próximo mês, durante os Jogos Olímpicos de Beijing, será o grande momento, nos planos da companhia, para alavancar a marca na China, o mercado de cerveja que cresce mais rápido no mundo. "Em nossa visão, os Jogos Olímpicos serão um grande momento" - disse Y.R. Cheng, presidente de Anheuser-Busch China. Além dos direitos de patrocínio internacional oficial dos Jogos Olímpicos, a Anheuser-Busch's Budweiser também é a cerveja patrocinadora de aproximadamente 35 delegações olímpicas, inclusive da seleção da China, dona da casa. A meta da Anheuser-Busch com o marketing olímpico é manter a Budweiser no topo do ranking das cervejas mais consumidas da China. O Club Bud, construído no Beijing's National Agricultural Exhibition Hall, é uma mostra das altas cifras que a Budweiser pretende investir no mercado chinês para alcançar os objetivos e metas. Em 2001, a China passou os Estados Unidos como o maior mercado de cerveja do mundo e anunciou crescimento impressionante. No ano passado, o mercado de cerveja da China cresceu quase 14%. A China responda por quase 4% das rendas da Anheuser-Busch e por 3% dos lucros. Até 2010, a Anheuser-Busch pretende aumentar a distribuição da Budweiser na China, em 100 novas cidades de grande população. Nos Jogos Olímpicos de 2008 a Anheuser-Busch divide o centro das atenções com mais duas marcas de cervejas, que também são patrocinadores de cerveja, porém com direitos limitados de utilização das marcas olímpicas: a Tsingtao Brewing Co, a segunda marca de cerveja mais vendida na China e a Yanjing, marca mais regional - ambas também podem usar o logotipo de Jogos de Beijing na China, já a Bud pode utilizar os logos mundialmente. Esta foi a primeira vez na história do marketing olímpico, que o Comitê Organizador dos Jogos, vendeu a mesma categoria, no caso, bebidas à base de malte, sem exclusividade. A competitividade entre os três patrocinadores na mesma categoria exige que as estratégias de marketing sejam criativas para que as marcas possam distinguir-se. Mas, a Bud está com forte poder de fogo neste Jogos e além do Bud Club, está lançando comerciais de tv apresentando as formigas de Budweiser praticando vários esportes como remo, mergulho, windsurfe (foto 2). Os spots comerciais são de 7 a 30 segundos. As formigas têm sido personagens da Bud China desde 1995 e têm feito grande sucesso. Além dos comerciais de tv, a Anheuser-Busch dedicou ao marketing olímpico da China outdoors (foto 1), shows e várias áreas Budweiser (foto 3) espalhadas em várias cidades. No ano passado, a Anheuser-Busch patrocinou durante um mês uma excursão de bicicleta por 11 cidades chinesas olímpicas, o que gerou grande excitação. Em comemoração aos Jogos, a Anheuser-Busch também lançou latinhas da Bud comemorativas nas cores ouro, prata e bronze, nas quais também aparece o logotipo dos Jogos, envolvendo os torcedores. A Anheuser-Busch atua no mercado da China desde 1993, quando se estabeleceu em Tsingtao. Desde então, a Anheuser-Busch investiu mais de US$1.8 bilhão na China e está construindo uma nova fábrica avaliada em US$63 milhões na província de Guangdong e outra cervejaria em Tangshan que irá substituir a instalação existente em Harbin. A empresa pretende bater 2.2 milhões de barris por ano, por meio de uma rede de mais de 240 atacadistas independentes. A Budweiser é aprceria dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984. A marca também foi a cerveja oficial dos Jogos de Atlanta - 1996, Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake - 2002 e dos Jogos Olímpicos de Turim - 2006.

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China