23 de jun de 2008

USOC veste Polo Ralph Lauren

Além da gigantes marcas de roupas e materiais esportivos como Nike e Adidas, que regularmente adquirem os direitos de projetar, desenhar e patrocinador os uniformes das mais de 200 seleções que competem nos Jogos Olímpicos, outras etiquetas da moda também estão de olho no marketing esportivo e já estão criando coleções para os atletas que estarão em Beijing. Normalmente, estas grifes cuidam do visual dos atletas nas cerimônias de abertura, encerramento e no dia a dia da Vila Olímpica. Enquanto algumas delegações como França, Itália, África do Sul e Austrália, recusam revelar os uniformes até abertura dos Jogos, o USOC - United States Olympic Committee - Comitê Olímpico dos Estados Unidos, faz questão em divulgar a notícia de que a Polo Ralph Lauren está criando o uniforme oficial da delegação olímpica e paraolímpica americana para os cerimoniais, como também os guarda-roupas personalizados das equipes para os momentos de lazer na Vila Olímpica. "A marca Ralph Lauren se ajusta perfeitamente com a delegação americana. A marca não apenas apresenta uma infinitade de modelos que agradam o olhar americano, como também tem uma grande compreensão da importância de ter os melhores atletas do país como embaixadores da marca em nível mundial" - disse Norman Bellingham, chefe operacional do Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Os membros de Comitê decidiram pelo estilo da marca, que recentemente se tornou a marca oficial de Wimbledon, substituindo os uniformes mais casuais criados para os Jogos de 2002, 2004 e 2006 pela fabricante canadense Roots Ltd. "Acima de tudo, nós vemos nosso envolvimento em marketing esportivo como um esforço global para trazer leveza, energia nova e elegância para o mundo dos esportes" - afirmou David Lauren, vice-presidente sênior de publicidade e comunicações corporativas da Polo Ralph Lauren. "Estes Jogos serão visualizados por quatro bilhões pessoas. Isso sem contar com uma cobertura multimídia mundial de 24 horas. Nós sentimos que é uma grande plataforma para exposição da marca Ralph Lauren" - disse David Lauren. Como licenciados, a Ralph Lauren também irá produzir "réplicas das roupas olímpicas" que serão colocadas à venda ainda este mês. Nem o USOC e nem os representantes da Ralph Lauren comentam os detalhes financeiros dessa parceria. "As despesas da Polo Ralph Lauren são significantes" - resumiu Bellingham, aludindo para a seriedade do investimento da companhia. Especula-se que a marca vai receber cerca de US$10 milhões pelo projeto e que, tanto o USOC quanto a Ralf Lauren, pretendem estender o negócio para os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver e para os Jogos de Verão de Londres 2012. No Canadá, o varejista Hbc, originalmente Hudson's Bay Company, é que produziu a corajosa coleção canadense nas cores vermelho e branco, com símbolos astrológicos chineses impressos em comunhão com o símbolo do Canadá (ver arquivo de matérias Sport Marketing - Delegação do Canadá apresenta uniformes; Nike estende patrocínio com USOC; Nike apresenta uniformes da China).

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos