26 de jun de 2008

TVs podem pedir indenização à EURO pela queda de sinal

Quem acompanhou a transmissão do belíssimo confronto entre Alemanha 3x2 Turquia, jogo que classificou a tricampeã da Euro Alemanha para mais uma final histórica, ficou nervoso com as constantes quedas de sinal, principalmente, no segundo tempo. A UEFA, organizadora do evento esclareceu que as falhas temporárias no sinal televisivo ocorreram devido a problemas elétricos devido às fortes chuvas que assolaram a cidade de Viena, onde fica o IBC (International Broadcast Centre), o coração de todas as transmissões de TV. Foi também explicado que foram tomadas as medidas necessárias para que factores externos não voltem a afetar as transmissões dos jogos durante o resto do UEFA EURO 2008. "O diretor-executivo da UEFA Media Technologies, Alexandre Fourtoy, afirmou: "Se o IBC for afetado por uma falha de corrente, qualquer transmissão será afetada. O IBC usa a rede elétrica da cidade de Viena e a empresa que montou a instalação eléctrica criou um sistema de proteção que, ao detectar cortes de energia, comuta automaticamente para um sistema de emergência que utiliza energia fornecida por geradores. Fomos afetados por três micro-cortes, que duraram menos de um milésimo de segundo, mas essa fração de tempo foi suficiente para levar a sala principal de controle a reiniciar. Esta operação demora alguns minutos e por isso é que o sinal foi afetado. O sistema de proteção falhou na detecção dos cortes e na comutação para o sistema de emergência" - explicou o diretor no site oficial da EURO 2008. Os órgãos de comunicação que pagaram à UEFA pelos direitos de transmissão dos jogos podem pedir indenizações pela perda de imagens apontou o Times Online. A televisão pública alemã "ZDF" pode ser uma das emissoras que pretendem processar a UEFA. Segundo fontes da "ZDF", a audiência durante a transmissão foi de 32,74 milhões de pessoas. O número pode representar um novo recorde histórico na televisão do país, mas os problemas técnicos talvez tenham prejudicado.

Redação Sport Marketing