16 de jun de 2008

Nike lança tênis personalizado por fotografias

A Nike voltou a inovar. A maior fabricante de materiais esportivos do mundo lançou uma nova tecnologia que permite que o consumidor personalize os tênis por meio de fotos tiradas por um celular. O novo produto chama-se Nike PhotoiD. O processo começa com o consumidor acessando o NIKEID para poder escolher as cores do tênis. O segundo passo é enviar uma foto pelo celular. As cores predomimantes da foto serão as cores do novo tênis. O consumidor recebe então um código via mensagem de texto para acessar a imagem do tênis pronto que pode virar ser, inclusive, enviada para um amigo. O primeiro modelo que irá oferecer a novidade do Nike PhotoiD é o Nike Dunk, um tênis de basquete originalmente lançado há 23 anos. A novidade ainda não vai para o Brasil. Inicialmente, Nike PhotoiD está sendo lançado aqui em Londres, Reino Unido, Itália, Alemanha, Espanha, França, Dinamarca, Finlândia, Noruega e a Suécia. O conceito foi inventado e desenvolvido em colaboração com agência digital AKQA. A tecnologia dá segmento ao lançamento de NikeiD em 1999 que habilita consumidores a personalizarem os tênis, bolsas e produtos Nike pelo Nikeid.com. "O Nike PhotoiD abre um diálogo criativo genuíno entre a marca e seu público" - disse Paolo Tubito, o diretor de conexões de marca Nike Europa, Oriente Médio e a África. O Nike PhotoiD, visa dar suporte aos hábitos da geração digital e a expectativas crescentes de consumidores que gostam de ter um jeito próprio de ser.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres