18 de jun de 2008

Mercado: marketing esportivo terá crescimento de 37%

Os investimentos relacionados a mega eventos esportivos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo impulsionarão, nos próximos cinco anos, a renda global no mercado de esporte em 37% o equivalente a quase US$141 bilhões. Esta foi a análise final de um relatório realizado pela empresa de consultoria americana PricewaterhouseCoopers, o qual aponta que o aumento das transações de direitos de transmissão, telefonia móvel e internet ajudarão a direcionar a taxa de crescimento anual alcançando o percentual de 6.5% de 2008 até 2012, estimativa superior ao último quinquênio, de 2003 a 2007, quando a taxa de crescimento do setor foi de 6.4%. O desenvolvimeto da área de marketing esportivo será mais significativo na Europa, Oriente Médio , África, América Latina e Ásia, regiões onde é esperado um crescimento anual nos próximos cinco anos na faixa de 6.5 % a 7.1%, ressaltou o relatório. Nos Estados Unidos a previsão de crescimento anual dos investimentos em marketing esportivo é de 6.1% e no Canadá de 5.7%. Os eventos que servirão de alavanca do índice de crescimento são principalmente as próximas três edições dos Jogos Olímpicos - Beijing (2008), Vancouver (2010), Londres (2012) e Copa do Mundo de futebol na África do Sul em 2010. Em termos gerais, o crescimento global é projetado para ser mais forte nos anos olímpicos. Em 2008, o relatório aponta uma projeção de crescimento de 11.4%, em 2010 - 11.2% e em 2012 - 9.9%, comparado com crescimento de 0.4% e 0.3 % em 2009 e 2011, respectivamente. Apenas nos Estados Unidos, espera-se que os próximos três Jogos Olímpicos gerem em direitos de TV cerca de US$2.91 bilhões. O mercado americano responde pela maior fatia, com expectativa de renda batendo quase US$69.1 bilhões em 2012, comparada com $46.9 bilhão na Europa, Oriente Médio e a África. Ainda segundo a pesquisa espera-se que Ásia alcance US$19.4 bilhões, América Latina US$3.9 bilhões e Canadá US$ 1.3 bilhão.

Redação Sport Marketing