2 de jun. de 2008

Mercado: Coca-Cola registra garrafa no Japão

A Alta Corte de Propriedade Intelectual do Japão, contrariando a decisão do Escritório de Patentes local, reconheceu a tradicional garrafa de Coca-Cola como marca registrada da companhia norte-americana no país asiático. Pela primeira vez, um recipiente será registrado como marca no Japão. De acordo com agências internacionais, Toshiaki Iimura, que presidiu o julgamento, apontou, como fundamentos para a decisão, que o formato da garrafa de Coca-Cola é amplamente reconhecido como um símbolo da companhia líder na fabricação de refrigerantes no mundo, e que as vendas domésticas do produto batem recordes sucessivos desde seu lançamento no país, em 1957. A Corte também levou em consideração uma pesquisa conduzida pela Coca-Cola em que a maioria os participantes reconheceram o recipiente da bebida entre várias outras garrafas distintas. O fato de que não há outras garrafas similares no mercado também foi observado, bem como os diversos livros publicados no mundo sobre o recipiente. A garrafa de Coca-Cola é registrada como marca em diversos países do mundo, incluindo Estados Unidos, Rússia e China.

Redação Sport Marketing