6 de jun de 2008

Meio Ambiente é prioridade para Comitê Olímpico Internacional

Em reunião realizada em Atenas, o IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) reuniu integrantes das quatro cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2016: Rio de Janeiro, Madri, Chicago e Tóquio. O objetivo da reunião foi passar os procedimentos e requerimentos oficiais para elaboração do dossiê de candidatura e as normas de conduta para a fase final da campanha para os Jogos Olímpicos de 2016. Uma das principais alterações dos requerimentos para o Dossiê de Candidatura diz respeito à visão e o legado dos Jogos Olímpicos. Além dos requerimentos já previstos, foi incluída a exigência da apresentação de um plano de legado para o esporte e o Movimento Olímpico. Em relação aos demais temas, o COI acrescentou as seguintes exigências adicionais:

- Meio Ambiente: as cidades devem tratar da utilização de fontes de energia renováveis e incluir em todos os projetos provisões para que os mesmos sejam eficientes do ponto de vista do consumo de energia, a fim de diminuir o impacto do evento no meio ambiente.
- Marketing: foi solicitada adicionalmente às cidades a apresentação de estratégias para que os locais de competição tenham boa presença de público, enfatizando a importância da experiência do espectador durante os eventos olímpicos.
- Transporte: foi incluída uma garantia adicional para assegurar a disponibilização de faixas exclusivas para a família olímpica e os participantes dos Jogos Olímpicos.

Na reunião, o COI também apresentou às cidades o novo calendário do processo de candidatura até o anúncio oficial da cidade que receberá os Jogos Olímpicos de 2016. Durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim 2008, serão realizados programas de observadores, com integrantes das cidades candidatas. Até o fim de 2008, ainda sem data definida, as áreas financeiras das cidades se reunirão com o COI para discutir temas relativos ao orçamento dos Jogos Olímpicos. Em 12 de fevereiro de 2009, serão entregues os dossiês de candidatura. Entre os meses de março e maio do mesmo ano, a Comissão de Avaliação do COI fará visitas às quatro cidades candidatas. Nos dias 17 e 18 de junho de 2009, um novo evento foi criado. Em Lausanne, na Suíça, haverá uma reunião técnica entre as cidades e os membros do COI. Na ocasião, cada cidade terá 45 minutos para apresentar sua candidatura e responder dúvidas apresentadas pelos eleitores. As cidades montarão também um showroom das candidaturas, onde os membros do COI terão a oportunidade de conhecer os projetos com mais profundidade. Segundo informação do COI, o evento será fechado à imprensa. Após esse encontro, ainda sem data definida, haverá uma visita prévia a Copenhague, onde no dia 2 de outubro, será eleita a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Com relação às normas de conduta ética para cidades candidatas, o COI informou que não há alterações em relação ao procedimento já adotado para os Jogos de 2012, permanecendo proibidas visitas dos membros da entidade a cidade candidatas durante o período de campanha.

Redação Sport Marketing