8 de jun de 2008

EURO 2008 aumenta índices de audiência

A TVI obteve, no dia 7 de junho, a maior audiência diária dos últimos 15 anos em Portugal. Com 50,3 % de share no dia, a TVI atraiu o maior número de espectadores ao longo de toda a transmissão, quase toda ela dedicada à fase de abertura da EURO 2008. De acordo com os dados da Mediamonitor (Marktest), o jogo que Portugal venceu por 2 a zero a Turquia, transmitido em sinal aberto pela TVI, alcançou audiência média de 28,2% e um share de 77,3%. Ainda de acordo com os dados da empresa de audimetria, o jogo inaugural entre a Suíça e a República Checa, conseguiu audiência média de 9,3%, quase 880 mil telespectadores. No mesmo dia, a SIC obteve um share de 20,5% , seguida pela RTP1 (18,8%) e pela RTP2 (3,1%). A transmissão de Portugal-Turquia superou ligeiramente os níveis de audiência do jogo inaugural do Euro 2004, organizado por Portugal, quando a seleção perdeu para a Grécia por 2-1. O jogo, realizado no dia 12 de junho de 2004 no Estádio do Dragão (Porto), registrou audiência média de 27,5%. Os valores apresentados pela Mediamonitor não abrangem os telespectadores que assistiram ao jogo de sábado pelo canal a cabo Sport TV da Europa, que vai transmitir toda a competição (31 jogos, 11 dos quais em exclusivo), o que poderá potenciar as audiências. A TVI vai transmitir 20 jogos.

Redação Sport Marketing