26 de jun de 2008

Especial: Li Ning, a marca que venceu Nike e Adidas

Durante muitos anos, as estrelas dos Jogos Olímpicos foram Nike e Adidas, mas nos Jogos de Beijing, uma outra marca está roubando o foco das atenções dos consumidores. Segundo uma nova pesquisa realizada pela CTR Market Research, que é um braço da rede de televisão estatal chinesa, a China Central Television, CCTva, a marca Li Ning Co., fabricante chinesa de roupas esportivas, fundada pelo ginasta medalha de ouro olímpico Li Ning, foi a empresa local que mais foi confundida como patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos - 37.4% dos entrevistados fizeram a associação da empresa com o mega evento (ver matéria arquivo Sport Marketing - Especial: Pesquisa avalia patrocinadores olímpicos). Para os chineses, a marca já é conhecida, mas depois da divulgação da pesquisa, o resto do mundo está se perguntando: qual é essa marca que, do outro lado do mundo, tem feito frente às grandes marcas americanas e alemãs? O logotipo (foto) da marca de materiais esportivos que está ganhando mercado na China é semelhante ao da Nike. Segundo o ginasta Li Ning, dono da fábrica, os produtos são tão bons quanto os dos outros famosos fabricantes, com um diferencial, "são bem mais baratos". A empresa comercializa algo em torno de US$6 bilhões e cresce cerca de 20% ao ano, ao lado de outras companhias como Erke, Anta e uma série de empresas chinesas que rapidamente se expandem em redes de distribuição e que, em breve, alcançam mercados internacionais. A Erke, um dos mais novos nomes de roupas esportivas chinesas, por exemplo, começou a exportar para o Quênia e a Nigéria no final de 2007. Uma marca mais antiga, a Doublestar, outro exemplo, está presente na África do Sul, Tanzânia e está procurando um distribuidor no Quênia. Estas marcas podem cortar os preços dos líderes de mercado por baixo. Os produtos da Erke correspondem a consumidores com o poder aquisitivo mais baixo. Já o preço dos produtos da Anta são ligeiramente mais altos. A política de preços baixos fez da Erke, uma das marcas de materiais esportivos de mais rápido crescimento da China e sucesso no estrangeiro também. No Oriente Médio, a Erke está entre as cinco marcas que mais vendem. Isso sem contar o rápido crescimento nos mercados sul-americanos, nos quais a empresa atua desde 2007, graças a uma combinação de qualidade e valor. Denis Wu pretende destacar que a Erke está investindo em qualidade e tecnologia também. "Os padrões de qualidade da Erke são, às vezes, mais alto que do que a Nike. Nós queremos ser como os carros da Toyota. Nós queremos ser confiáveis e disponíveis" - disse Denis Wu, executivo principal da Erke. Os Jogos Olímpico em Beijing podem ser um momento oportuno para o impulso que empresas como a Erke a Li Ning tanto esperam. Entretanto, nenhuma marca chinesa teve orçamento suficiente para competir com as grandes marcas pelo patrocínio oficial do mega evento. A Adidas, que é a patrocinadora oficial do evento divulgou ter pago US$100 milhões pelos direitos. Mesmo assim, algumas empresas como a marca Li Ning, há 18 anos no mercado, achou um caminho próprio para estar no evento e divulgar a marca. A Li Ning está patrocinando o atletismo e alguns atletas do Sudão. O passo seguinte será abrir um escritório da marca nos EUA. Enquanto isso, a Erke planeja abrir 600 novas lojas antes do fim do ano.

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China