10 de jun de 2008

Drama, discórdias e assédio nas novelas dos Ronaldos da bola

O nome Ronaldo tem sido protagonista e fonte de inspiração de várias novelas do futebol que estão agitando os torcedores internacionais e, principalmente, os gramados da Espanha, Brasil e Inglaterra. Também envolvida em todas as tramas, com um papel secundário, mas importante, está a marca Nike.

O roteiro da novela brasileira caracteriza-se pelo drama e por escândalos. O nome Ronaldo vem seguido pelo adjetivo Fenômeno, por mais uma triste contusão (entre várias outras que o jogador já passou) e por três travestis que tentaram manchar o nome do craque patrocinado pela Nike. (ver arquivo de matérias Sport Marketing - Fase nada fenomenal de Ronaldo ; Ronaldo perde primeiro contrato ; Ronaldo e Zidane juntos novamente pela ONU ; TIM nega fim de contrato com o Fenômeno; Ronaldo não é embaixador Unicef ).

Já a novela espanhola é mais agitada e caracteriza-se tem como temas a discórdia e a insatisfação. O nome Ronaldo aparece no diminutivo, Ronaldinho - o protagonista de baladas noturnas, insatisfação, pouco rendimento e que está sofrendo com a indiferença do Barcelona que autorizou o Manchester City a iniciar negociações com o atacante. "Estamos no início e não quero falar muito, mas o Barcelona nos autorizou a falar com ele" - disse o diretor executivo Garry Cook à BBC."Temos gente no Brasil falamos com ele, mas há muitas coisas para arrumar. Estamos longe de um acordo. Mas o que é importante é que ele quer vir e jogar. Quer mostrar ao mundo que é o maior", acrescentou Cook. "Necessitávamos saber se estava interessado, se não, não estaríamos na fase em que nos encontramos. Ronaldinho está interessado no City" - assegurou Cook, que também anunciou a contratação de Jô, do CSKA de Moscou.

(ver arquivo de matérias Sport Marketing - Barcelona ou Manchester City? A Nike quer uma decisão ; Ronaldinho Gáucho pede prá sair ; Mais um capítulo na novela Ronaldinho Gaúcho ; Ronaldinho diz não ao Chelsea ; Nike na frente das negociações de Ronaldinho Gaúcho ; Novela Ronaldiana; entre outras).

A novela inglesa parece ser a mais quente de todas. Tem pitadas de fofoca, obsessão, especulações e "propostas indescentes", protagonizadas pelo galã sensação do momento - Cristiano Ronaldo (foto). Mais cobiçado do que Demi Moore, Cristiano Ronaldo foi eleito o jogador mais bonito da EURO 2008 em uma pesquisa realizada pela empresa de produtos eletrônicos LG com 12.000 mulheres. Assediado dentro e fora dos campos, o Manchester United formalizou junto à FIFA uma reclamação sobre as supostas tentativas do Real Madrid de contratar o atacante Cristiano Ronaldo. "Ainda é cedo demais para dizer como trataremos dessa questão" - disse Pekka Odriozola, porta-voz da FIFA. "Primeiro, vamos analisar a natureza exata da reclamação. Depois, avaliaremos quais medidas adotar." O Manchester reclama que as declarações do Real a respeito de Cristiano Ronaldo visam convencer o jogador a romper o atual contrato. Na edição desta terça-feira, o jornal britânico ”The Times”, diz que o Real estaria disposto a pagar € 80 milhões (R$ 203 milhões) pelo jogador após o término da Eurocopa.

(ver arquivo de matérias Sport Marketing - Cristiano Ronaldo estrela do novo anúncio da Nike; Cristiano Ronaldo - o embaixador ; O Ronaldo que brilha; Cristiano Ronaldo 63.100 euros em cheque)

A Nike participa de todas as novelas e também está por trás dos roteiros das negociações. Nos bastidores da notícia, comenta-se que se o jogador português Cristiano Ronaldo, resolver ir para o Real, ele "pode ficar sem 29 milhões de euros" - afirmou a diretoria do clube inglês ao jornal espanhol As. Bryan Glazer, um dos cartolas do Manchester, está mantendo reuniões com gerentes da marca esportiva Nike para que esta estampe a marca "CR7" em casacos, calças e gorros. Caso o acordo seja fechado, Ronaldo receberia 120 mil euros por semana e "a cifra total que receberá do Manchester vai se aproximar daquela oferecida pelo Real Madrid". A empresa CR7 foi criada pelo português em 2006 e agora é administrada pelas irmãs, que também vendem artigos femininos. Já no caso de Ronaldinho Gaúcho, a fabricante americana de materiais esportivos estaria pressionando o jogador brasileiro a fechar com o Manchester City.

Redação Sport Marketing