29 de jun de 2008

Adidas vence EURO 2008

Na batalha das marcas de materiais esportivos, a Adidas se sagrou campeã da EURO 2008. As duas equipes finalistas do torneio, Espanha e Alemanha fazem parte da lista de seleções que a fabricante alemã de produtos esportivos patrocina, da qual também fazem parte França, Romênia e Grécia. A fabricante alemã também veste mais de 100 jogadores individuais nos campeonatos europeus. Como patrocinadora oficial, provedora e licenciada da UEFA EURO 2008, a Adidas desenvolveu a bola oficial do torneio e forneceu materiais para as equipes oficiais, árbitros, voluntários e gandulas. De acordo com o jornal suíço Blick, durante a EURO foram vendidas 1,3 milhão camisas e 6 milhões de bolas oficiais (ver arquivo de matéria Sport Marketing - Adidas coloca em campo Europass Gloria). A empresa soube capitalizar na EURO como plataformas de marketing espetaculares, como chuteiras gigantes espalhadas pelas sedes dos jogos, uma roda gigante de 42 metros de altura com a imagem do jogador, Petr Cech, além de bonecos gigantescos medindo 33 metros de diâmetro, de onze estrelas do futebol de nove nações que ficaram dispostos na estação de trem do Zurich (ver matéria de arquivo Sport Marketing - Adidas decora as sedes da EURO 2008). A Adidas detém atualmente 40% no mercado de futebol, dois pontos a mais que no ano passado (38%)" - afirmou Herbert Hainer - CEO e presidente da fabricante de materias esportivos alemã. Ainda segundo o executivo, no ano passado, Adidas expandiu a posição de liderança no mercado de uniformes de futebol e com a EURO 2008, a empresa obteve um aumento de vendas de mais de 50% desde a EURO 2004 (ver arquivo de matéria Sport Marketing - EUFA EURO 2008 impulciona números da Adidas). O Grupo tem mais de 33 mil empregados no mudo e em 2007 gerou vendas de € 10.3 bilhão. A Adidas também espera um aumento nos lucros em torno de 15% para este ano. A Adidas , patrocinadora oficial da EURO 2008, detém atualmente 40% no mercado de futebol, dois pontos a mais que no ano passado (38%)" - afirmou Herbert Hainer - CEO e presidente da fabricante de materias esportivos alemã (ver matéria de arquivo Sport Marketing - Adidas aumenta lucros 32% no primeiro trimestre).

Redação Sport Marketing