26 de mai. de 2008

Mercado: Petrobras e Caixa Econômica Federal patrocinam Parada Gay

A Parada Gay de São Paulo recebeu neste ano, novamente, o apoio de estatais como Petrobras e Caixa Econômica Federal. De acordo com o coordenador-geral da Parada Gay, Manoel Zanini, o evento que este ano recebeu o tema "Homofobia mata-Por um Estado laico de fato", a teve investimento de R$ 1 milhão. Segundo Manoel Zanini, cada real investido traz um retorno para a cidade de R$ 169. O evento movimentou, portanto, R$ 169 milhões na capital paulista. "Com uma taxa de retorno dessa magnitude, sugiro que as ações da Parada devam ser negociadas na Bolsa de Valores" - afirmou Zanini. O evento que está na décima segunda edição reuniu aproximadamente 5 milhões e meio de pessoas no trajeto que tem a Avenida Paulista, coração comercial do país, como palco principal. A Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) pretende criar um selo para estabelecimentos que respeitem a diversidade sexual. A iniciativa partiu após uma pesquisa realizada pela Fecomercio com o público que freqüentou a feira GLBT, realizada na praça da República, no centro de São Paulo, na qual foi constatado que dos freqüentadores, 12% eram heterossexuais. A pesquisa revelou que dos entrevistados, 61% se sentem bem atendidos nos estabelecimentos comerciais da cidade, mas 39% disseram que o atendimento às vezes deixa a desejar. A pesquisa apontou também que 22% dos entrevistados se dizem vítimas de hostilidade quando vão às compras por causa da orientação sexual e 59% dos entrevistados disseram que não retornam aos estabelecimentos em que são maltratados. Do total, '31% procuram a Justiça; 5% o Procon e 5% não fazem nada'. Do total de entrevistados, 80% aprovaram o selo da diversidade e 70% consideraram importante a criação desta identificação. O governo federal desenvolve um projeto denominado "Brasil sem Homofobia". Só em 2007 foram beneficiados mais de 300 eventos, incluindo paradas, congressos, seminários, mostras de cinema, peças de teatro, atividades esportivas, entre outros.

Redação Sport Marketing