30 de mai. de 2008

Mercado: OMS quer banir propaganda e patrocínio do fumo no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs a proibição global da propaganda de cigarros, da promoção do produto e do patrocínio de eventos por parte das fábricas, como forma de evitar a entrada dos jovens no vício. Em nota divulgada por ocasião do Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, a OMS disse que técnicas sofisticadas de marketing estão seduzindo jovens em revistas, filmes, shows, eventos esportivos e sites da Internet. "Quanto mais os jovens são expostos à publicidade do tabaco, mais propensos ficam a começar a fumar" - disse o texto, acusando os fabricantes de "associarem falsamente o uso dos produtos de tabaco a qualidades como glamour, energia e apelo sexual". A maioria dos fumantes adquire o hábito antes dos 18 anos, e quase um quarto começa antes dos 10, segundo a OMS. Em uma pesquisa com adolescentes de 13 a 15 anos, 55 % disseram ter visto outdoors de cigarros nos mês prévio, e 20 % possuíam objetos com marcas de cigarros. Em 2003, a OMS adotou um tratado global de saúde pública que pela primeira vez recomendava alertas mais incisivos nos maços de cigarros e limites à publicidade e aos patrocínios do setor, embora isso não esteja em vigor em todos os países. O Brasil foi o segundo país, depois do Canadá, a adotar a iniciativa de colocar imagens nos maços e nesta semana divulgou novas fotos, mais alarmantes, que passarão a ser usadas nas embalagens.

Redação Sport Marketing