22 de abr. de 2008

Vancouver fecha mais um patrocínio local

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010 contam com mais um patrocinador local: uma marca de bebida fermentada a base de malte oficial. O VANOC - Vancouver Organizing Committee - Comitê Organizador de Vancouver anunciou que a Molson será a cerveja oficial dos Jogos. O valor do patrocínio está estimado entre US$3 milhões e US$15 milhões. Este contrato é o mais recente de uma vasta e crescente lista de patrocinadores variados que vão desde refrigerantes até marca de diamantes e aquecedores. Os membros do VANOC estão entusiasmados. "Você verá todos os tipos de categorias " - disse John Furlong, CEO do VANOC. "O nosso trabalho é organizar a mais inesquecível edição dos Jogos de Inverno e vamos fazer isto do modo mais financeiramente responsável que pudermos, então, quanto mais patrocinadores e parcerios nós tivermos melhor." Tais negócios multimilionários são incrivelmente valiosos para ambos os lados. Empresas como Molson garantem exclusividade para os dezenas de milhares de pessoas que forem aos Jogos, que são um dos maiores eventos esportivos do mundo. "Eu não penso que você pode olhar para estes tipos de contratos com os olhos de quem pensa exclusivamente em lucrar ou não, pois a relação é mais do que vendas" - disse Kevin Boyce, CEO da Molson, que é a cervejeira mais antiga do Canadá, fundada em 2005 pela Coors, baseada nos Estados Unidos, empresa que tem tradição com o esporte no Canadá. Nos últimos Jogos de Inverno realizados no Canadá, em Calgary, 1988, a Labatt foi a cerveja oficial. Naquela época ter a marca vinculada aos Jogos estava entre US$8 milhões e US$10 milhões. Até o momento, oito empresas do programa de marketing TOP fazem parte dos Jogos de 2010: Coca-Cola, Atos Origin, GE, McDonald´s, Omega, Panasonic, Samsung, Visa. Seis empresas fazem parte da elite de patrocinadores locais: Rona, Bell Canadian, HBC, RBC, GM, Petro Canadá. Nove são os patrocinadores oficiais: Air Canada, BC Hydro, British Columbia Lottery, Canadian Pacific, ICBC, Jet Set, Ricoh, Royal Canadian Mint, Teck Cominco. Dezoito são os fornecedores oficiais de produtos.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos