30 de abr. de 2008

Pepsi aposta no sonho

A Pepsi, segunda maior marca americana de refrigenrantes, contratou alguns dos mais badalados craques de futebol para estrelarem a nova campanha publicitária: David Beckham, Thierry Henry, Ronaldinho, Leonel Messi, Cesc Fabregas e Frank Lampard. Beckham incorpora uma espécie de Indiana Jones (ver matéria Sport Marketing 18.03 e 22.03), enquanto que o francês Henry atua como espião internacional semelhante a James Bond. Ronaldinho Gaúcho mostra os dotes de surfista e Messi vira astronauta intergaláctico, Lampard se transforma em samurai e Fabregas um músico. A nova estratégia de comunicação da Pepsi adotou o conceito de co-participação. Ou seja, a partir da pergunta "O que você deseja ver no novo filme da Pepsi?" jovens amantes do futebol de todo o mundo foram convidados para respondê-la, criando assim seus roteiros para a o novo comercial da companhia. Apesar de personagens tão distintos, os seis craques têm em comum o domínio da bola, o bom humor, um toque de superpoderes e, claro, o desejo de fazer o gol. Os co-autores narram as aventuras dos guerreiros e ficam isolados num canto da tela, como nas transmissões esportivas. O filme, criado pela BBDO e adaptado no Brasil, pela Almap, começa com Ronaldinho numa praia batendo bola com Messi. O argentino é teletransportado para um "Planeta Futebol" e dribla os táxis de Nova Iorque em ritmo alucinado. De um desses carros surge Henry que toma a bola e deixa a cidade em direção a uma floresta e por aí vai. Para dar continuidade ao conceito de co-criação do consumidor, a Pepsi Brasil criou uma ação promocional onde os consumidores terão a mesma experiência de fazer parte da mega produção. Uma equipe de promotores em van estilizada e adaptada como um mini-estúdio de edição, irá convidar o público a participar de uma 'brincadeira', que o tornará protagonista de filmes com seu jogador favorito. Os consumidores serão gravados, seus vídeos editados e inseridos no filme, contracenando com os ídolos. A gravação dura apenas alguns minutos e o público recebe um CD com o filme para guardar de recordação, mostrar aos amigos, colocar no Orkut, etc. Um concurso cultural também irá presentear os consumidores de Pepsi com um exclusivo MP5, equipamento que funciona como câmera fotográfica, filmadora, gravador de voz, MP3 Player, editor de textos e pen drive. Para participar da ação "Criar Muito", basta criar uma cena de futebol com seu ídolo, preencher um cupom que estará disponível nas lojas participantes e torcer. O concurso acontecerá em 200 lojas espalhadas pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Norte.

Redação Sport Marketing