14 de abr. de 2008

NBC vende bem as cotas de transmissão dos Jogos

As ameaças de boicotes aos Jogos Olímpicos de Beijing, a violência no Tibet e os tristes acontecimentos no Revezamento da Tocha Olímpica, não impediram que a NBC vendesse as cotas de patrocínio do evento. Emissora de tv detentora com exclusividade dos direitos de transmissão dos Jogos para os Estados Unidos, a NBC já vendeu três quartos do total da publicidade dos Jogos e vendeu caro. "Não fico espantado que alguns tentem usar os Jogos ou o Revezamento em defesa de causas próprias. Isto tudo faz parte do evento. Nós entendemos isso, assim como os anunciantes e nossos espectadores "- afirmou o CEO da NBC, Jeff Zucker. não é de hoje que acontecimentos fatais ou lamentáveis aumentam os níveis de audiência das emissoras de tv e, consequentemente, agradam aos patrocinadores detentores dos horários. No livro Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros, o capítulo especial que conta a evolução da importância da televisão nos Jogos e da evolução dos direitos de tv, relata que nos Jogos 1972, a ABC pagou 7,5 milhões de dólares pelos direitos para os Estados Unidos e 6 milhões de dólares pelos serviços técnicos somando um total de 13,5 milhões de dólares. A audiência aumentou infelizmente após o atentado feito por oito terroristas palestinos à equipe israelense o que forçou uma cobertura jornalística exaustiva e angustiante por parte da mídia impressa e eletrônica.

Redação Sport Marketing