22 de abr. de 2008

Mercado: pesquisa aponta Google como mais valiosa

A empresa de consultoria americana Millward Brown realizou uma pesquisa de mercado que indicou o Google como a marca mais valiosa do mundo. O estudo avaliou que a marca vale atualmente US$ 86 bilhões, uma alta de 30% em relação à medição feita pela própria Millward há um ano. Em segundo lugar aparece a General Eletric, com valor de US$ 71,4 bilhões e na terceira colocação está a Microsoft, com valor de marca na casa dos US$ 70 bilhões. As primeiras dez posições do ranking contam com seis empresas de área de tecnologia. Além de Google e Microsoft estão no top 10, a China Mobile (5º lugar, US$ 57,2 bilhões), IBM (6º lugar US$ 55,3 bilhões), Apple (7º lugar 55,2 bilhões) e Nokia (9º lugar, 44 bilhões). Foram ouvidos um milhão de consumidores em 44 países. Segundo a Millward, a posição destacada das empresas de tecnologia não se deve à presença no cotidiano dos consumidores, mas sim à imagem que estas companhias projetam no imaginário das pessoas, como modernidade e vanguarda. O estudo aponta a Apple como uma das marcas que mais ganharam valor no último ano, saltando nove posições no ranking. O estudo avalia que o lançamento do iPhone impactou muito positivamente o valor da Apple. Além das empresas de tecnologia, aparecem no Top 10, Coca Cola (4º lugar, US$58,2 bilhões), McDonald´s (8º lugar US$ 49,5 bilhões) e Marlboro (10º lugar US$ 37,3 bilhões).

Redação Sport Marketing