7 de abr. de 2008

BBC e NHK de olho em 2012

Mal as televisões de alta definição chegaram ao mercado e os cientistas já estão trabalhando em um possível sistema sucessor. De acordo com reportagem publicada pelo jornal inglês “The Guardian”, engenheiros japoneses estão trabalhando em conjunto com a rede britânica BBC em uma nova tecnologia com definição 33 vezes maior do que os melhores televisores de alta definição existentes hoje. A BBC planeja usar tecnologia, chamada de Hiper Definição, para transmitir as provas dos Jogos Olímpicos de 2012 – que serão disputados na capital, Londres - em telões espalhados pelas cidades inglesas. Já a rede de televisão pública japonesa NHK espera começar a exibir programas experimentais em sete anos, com as transmissões para todo o público sendo abertas em 2025. No momento, a Hiper Definição existe apenas nos laboratórios da NHK em Tóquio, onde ela é projetada em uma tela com 10 metros de diâmetro por 5,5 metros de altura. O conjunto é complementado por 22 auto-falantes com capacidade de reproduzir com exatidão o som de uma orquestra sinfônica. O conjunto não caberia em nenhuma sala de estar, mas os técnicos esperam reduzir seu tamanho conforme o avanço nas pesquisas. De acordo com o “The Guardian”, o sistema ainda enfrenta dificuldades técnicas: apenas 20 minutos de filmes podem ser gravados de uma só vez, e os frames (pequenos trechos) de cada gravação têm que ser editados individualmente. Após cada semana de trabalho intenso, os técnicos japoneses só acumulam material para uma hora de programação em Hiper Definição. A BBC e a NHK freqüentemente colaboram na produção de programas, como o recente documentário “Planet Earth”, que foi inteiramente filmado em alta definição e introduziu uma série de novas técnicas. Em novembro do ano passado, a NHK colocou uma de suas câmeras de alta definição a bordo de uma sonda de exploração da Agência Espacial Japonesa. O resultado foi um filme mostrando um “nascer da Terra”, visto a partir da órbita lunar com grau inédito de definição.

Redação Sport Marketing