28 de mar. de 2008

Jogos Pan-americanos impusionam números Olympikus e Vulcabras

A Vulcabras é a maior empresa calçadista do país. Segundo relatório de administração, em 2007 a empresa alcançou o maior faturamento bruto do setor, chegando a mais de US$ 1 bilhão (somando Vulcabras S.A e Calçados Azaléia). A empresa calçadista credita este número às aquisições estratégicas da Calçados Azaléia S.A, no Brasil, e da Indular Manufacturas S.A, na Argentina. Com a compra da Azaléia, as receitas de marcas próprias representaram 68% do faturamento de 2007. Na Argentina, a aquisição da Indular permitiu o abastecimento ao mercado local diretamente a partir da fábrica naquele país, o que melhorou a rentabilidade das operações. A produção na Argentina deverá ser responsável, em 2008, por 54% de Olympikus e 29% de Reebok nas vendas neste país. "A Vulcabras está no melhor momento da sua história. Temos marcas próprias líderes de mercado, como são Olympikus, Azaléia, Dijean e Funny, e renovamos nossa parceria com a Reebok até 2015. Para este ano, queremos manter as altas taxas de crescimento que sempre foram uma marca registrada da Vulcabras. No segundo semestre do ano passado, o crescimento das vendas foi de 19%. Também queremos consolidar a integração das duas empresas", afirma o presidente da Vulcabras Milton Cardoso. A receita bruta consolidada passou de R$ 1,546 bilhão em 2006 para R$ 1,865 bilhão, com aumento de 21% (sendo 14% de crescimento de Vulcabras e 24% nas operações da Azaléia), a maior taxa de crescimento entre as empresas calçadistas nacionais de capital aberto em 2007. O Ebtida em 2007 foi de R$ 357 milhões, um aumento de 43% em relação a 2006. A margem bruta sobre a receita líquida cresceu de 43% em 2006 para 48% em 2007. No desempenho das marcas, os destaques vão para Olympikus e Reebok. Para a Olympikus, a visibilidade dos Jogos Pan-americanos permitiu o aumento do faturamento em 86% e dos preços médios em 30% no mercado interno, refletindo a tecnologia na linha de produtos. Para este ano, a expectativa é que a Olympikus torne-se uma das líderes no mercado argentino, como acontece hoje no Brasil. Na marca Reebok, uma linha com grandes inovações tecnológicas foi lançada na Francal, em junho, e ações diferenciadas com os clubes de futebol patrocinados permitiu o crescimento no segmento de confecções. "Nossa estratégia de diversificar linhas de produtos, trazendo inovação e estilo a este segmento de mercado trouxe 19% de aumento em vendas em valor e 10% em peças", afirma Milton Cardoso. A Vulcabras é a maior companhia brasileira de calçados e uma das maiores do mundo, com faturamento de 1,1 bilhões de dólares em 2007, e emprega mais de 30 mil colaboradores. Em julho de 2007, a Vulcabras assumiu o controle acionário da Calçados Azaléia e comprou a empresa de calçados Indular, na Argentina, fortalecendo sua posição de destaque na indústria de calçados no Brasil e no exterior.Com sede em Jundiaí, em São Paulo, a companhia aberta, através de suas subsidiárias, desenvolve, produz e distribui calçados esportivos e femininos, além de confecções esportivas. Hoje, possui 10 marcas próprias (Olympikus, Reebok, OLK, Signia, Vulcabras, Azaléia, AZ, Dijean, Funny e Opanka). Desde 1992, a Vulcabras é o fabricante licenciado e distribuidor exclusivo dos produtos esportivos com a marca Reebok no Brasil e Paraguai, e desde 2003 na Argentina. A parceria foi estendida até 2015. A companhia produz quase todos os seus produtos em suas fábricas localizadas no Ceará, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul, todas no Brasil, e em Coronel Suárez, na Argentina.

Redação Sport Marketing