16 de mar. de 2008

Equipe da CCTV está no Brasil produzindo filme olímpico

Já está no Brasil a equipe de filmagem do filme oficial dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008. A equipe da CCTV - emissora estatal chinesa - detentora dos direitos de transmissão dos Jogos (foto), está viajando desde o ano passado por todos os países do mundo que participarão dos Jogos. Para representar o Brasil na película, foram escolhidas as duplas de vôlei de praia feminino: Ana Paula Connelly e Shelda, Renata e Talita, Juliana e Larissa. As sereias das areias brasileiras serão os ícones da beleza do Brasil e símbolo da força do esporte nacional no filme. A produção do filme que veio ao Brasil é composta por quatro componentes chineses e conta com o know how da jornalista brasileira Deborah Ribeiro, membro da Academia Olímpica Brasileira, que desde agosto está junto à equipe realizando trabalhos de pesquisas, produção jornalística e coordenação. Deborah Ribeiro, ex-editora executiva Sportv, atual sócia diretora da Agência de Comunicação e produtora de vídeo New Gap Productions - Soluções em Mídia, participou da cobertura in loco das últimas quatro edições dos Jogos Olímpicos de Verão, Jogos Olímpicos de Inverno, Pan-americanos, foi coordenadora internacional de vários eventos esportivos, supervisora de operações de imprensa no Pan 2007 e é autora do livro Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros. "Como membro da Academia Olímpica Brasileira é um enorme prazer fazer parte do Movimento Olímpico e ajudar o olimpismo a ser disseminado no mundo. Em todas as coberturas olímpicas que fiz parte, sempre estive atrás das câmeras nas emissoras onde trabalhei - Sportv, Bandeirantes, Record - coordenando ou produzindo. Agora, fazer parte da produção do filme oficial de uma edição dos Jogos Olímpicos é selar com medalha de ouro toda uma trajetória profissional sempre e totalmente dedicada ao esporte. Ainda mais, porque o filme ficará no arquivo do COI - Comitê Olímpico Internacional - em Lausanne, Suíça, eternizando minha participação como jornalista na história olímpica e do Movimento Olímpico. É uma satisfação profissional que poucos jornalistas têm durante toda a carreira" - disse Deborah Ribeiro, cujo nome figurará nos créditos do filme. "Ajudar a produzir o filme oficial dos Jogos de Beijing é a segunda maior obra olímpica que já realizei durante a minha carreira de jornalista. A primeira saga olímpica foi ter escrito, em parceria com o ex-atleta de vôlei, medalhista de prata olímpico nos Jogos de Los Angeles e atual diretor e chefe de missão do COB, Marcus Vinicius Freire, o livro Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros. Foram seis anos de pesquisa até publicarmos, no ano passado, o livro Ouro Olímpico cujo conteúdo inédito no mundo relata a evolução do marketing olímpico desde os jogos da Antiguidade até Londres 2012. O livro hoje é considerado pelos especialistas na área a bíblia do marketing olímpico e esportivo" - acrescentou a jornalista que também é palestrante nas áreas de jornalismo e marketing esportivo e que conduziu a Tocha Pan-americana Rio 2007 a convite do vice-presidente da Academia Olímpica Brasileira Bernard Rajzman; Academia cujo presidente é o Dr. Eduardo Henrique De Rose. A equipe de filmagem ficará no Brasil esta semana, período que antecede a partida das atletas do vôlei de praia para a primeira etapa do Mundial na Austrália. A New Gap Productions - Soluções em Mídia é uma Agência de Comunicação especializada na produção de vídeos, filmes e de conteúdo informativo para mídia. Atuando no mercado desde 2003, a New Gap tem um casting de respeitado know how em criação, produção e edição de vídeos e filmes institucionais e de esporte.

Redação Sport Marketing