31 de mar de 2008

COI estuda mais um aro no logo olímpico

A idéia de adicionar um sexto anel no mais famoso e reconhecido logotipo do mundo será discutida em detalhe na próxima reunião executiva do COI - Comitê Olímpico Internacional e, se aceita, poderá ser implementada a tempo para o Jogos Olímpicos de Londres em 2012. A mudança podia ser facilmente integrada aos Jogos de Londres, cujo logotipo é motivo de muita controvérsia. O logotipo dos cinco aros olímpicos foi criado pelo Barão Pierre De Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e aprovado no Congresso Olímpico de 1914. Os aros foram primeiramente usados na bandeira Olímpica, transportada na cerimônia de abertura dos Jogos da Antuérpia, Bélgica em 1920. As cinco cores dos aros e o fundo branco foram escolhidos porque representavam pelo menos uma cor de todas as bandeiras das nações, que na época, participavam dos Jogos Olímpicos. De acordo com a Carta Olímpica, o símbolo dos cinco aros "representa a união dos cinco continentes e a reunião de atletas de todo o mundo nos Jogos Olímpicos." Os cinco continentes reconhecidos pelo COI são: África, Ásia, Europa, Oceania e "as Américas" – uma amalgamação do Norte e a América do Sul. Pois bem, alguns membros da PASO - Pan American Sport Organization - Organização Pan Americana de Esporte – um corpo representante dos Comitês Olímpicos Nacionais das Américas do Norte e do Sul – solicitou ao COI a possibilidade de distinção e reconhecimento dos dois continentes separadamente. A América do Sul nunca hospedou uma edição dos Jogos Olímpicos, mas a cidade brasileira do Rio de Janeiro é postulante aos Jogos de 2016. A importância dos aros para a imagem e marketing do Movimento Olímpico é amplamente explicada no livro Ouro Olímpico - a história do marketing dos aros.

Redação Sport Marketing