23 de mar. de 2008

Arenas se preparam contra marketing de emboscada

Numa tentativa de evitar ações de marketing de guerrilha (emboscada) contra os patrocinadores dos Jogos de Bejing, o BOCOG - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing se prepara para proibir a entrada de bebidas, comidas e bandeiras nas arenas de competição. A Coca-Cola, patrocinadora TOP do programa de marketing do IOC - International Olymoic Committee - Comitê Olímpico Internacional - é a patrocinadora oficial na categoria bebidas não alcoólicas. Assim sendo, estará presente com exclusividade nas lanchonetes, bares e restaurantes dos locais de competição. Entre os patrocinadores de cerveja, bebidas na base de malte, o BOCOG fechou patrocínio local com as marcas: Tsingtao, Yanjing Beer e patrocínio internacional com a Budweiser. Produtos que certamente estarão à disposição do público nas arenas, assim como os produtos da rede McDonald´s. Será igualmente proibido entrar com faixas e bandeiras superiores a 1 metro e que tenham qualquer tipo de marca evitando-se o marketing de emboscada. A lista de materiais proibidos inclui, logicamente, armas, explosivos, drogas, substâncias envenenadoras e materiais radioativos, aparelhos de rádio e a presença de animais de estimação nos locais dos eventos. Os rádios foram banidos para não atrapalharem as transmissões de televisão ou comprometam a operacionalidade dos equipamentos de segurança. Cada local estará equipado com, pelo menos, um aparelho de raio-x, dois detectores de metal, um veículo de segurança e um sistema automático para verificação de automóveis, garantiu o diretor de segurança dos Jogos, Liu Shaowu."Todas as pessoas e veículos terão de passar pelos pontos de verificação de segurança antes de entrarem nos locais", explicou responsável, adiantando: "Se tudo estiver certo, estarão 'livres' em cinco segundos. Os locais terão todos os serviços necessários pelo que não haverá necessidade em trazerem muitas coisas".

Redação Sport Marketing