10 de fev. de 2008

Tiger Woods - o Barak Obama do esporte

Tiger Woods é por essência auto-comerciante, um excelente homem de relações públicas, um empresário por excelência. Em 2007, a Revista Forbes, anunciou Tiger como o primeiro na lista dos dez esportistas mais bem pagos do mundo. Em dez anos de profissionalismo Tiger já recebeu US$ 67 milhões em prêmios e outros US$ 482 milhões em patrocínios. Se Tiger continuar nesse ritmo, até 2010 será o primeiro atleta do mundo a ganhar mais de um bilhão de dólares apenas em prêmios e patrocínios. Depois da Nike, a Buick (General Mortors) é o maior patrocinador de Tiger Woods. O primeiro contrato com o golfista foi de cinco anos fechado em 1999. Em 2002, Woods esteve pessoalmente envolvido no lançamento do Rendezvous SUV, da Buick, que vendeu mais de 130 mil desses veículos entre 2002 e 2003. Em 2005, a Buick renovou o contrato com Tiger por mais cinco anos, por um total de US$ 40 milhões, para o golfista apenas continuar endossando a marca. Além da Buick, Tiger também representa marcas como: American Express; Accenture; TAG Heuer; Electronic Arts, Gillette e Gatorade. A grande expectativa do mercado é o lançamento prometido para março do "Gatorade Tiger", o primeiro produto licenciado do jogador que lhe renderá a bagatela de US$100 milhões em cinco anos. O que Tiger Woods e o candidato à Casa Branca Barak Obama tem em comum? No meu ponto de vista, ambos têm uma capacidade singular de multiplicar dinheiro! Obama arrecadou desde julho mais 19 milhões de dólares na corrida pela presidência dos Estados Unidos. Mas, existem aqueles que afirmam que ambos têm muito mais que isso em comum.