23 de fev. de 2008

Patrocínios de camisas da Bundesliga

Os clubes da Bundesliga (campeonato alemão de futebol) têm conseguido fechar ótimos contratos de camisas nos últimos anos. Embora o aumento não seja tão significativo quanto os contratos de direitos de tv, as marcas e as empresas estão se mostrando dispostas a reforçar presença no futebol Alemão. Exemplo disso foi a entrada das marcas Gazprom e Flying Emirates. Em termos comparativos, os clubes tops alemães, estão parelhos com outros grandes times da Europa. O Manchester United recebe 20,9m€ da AIG, o Real Madrid 15m€ da Bwin, FC Porto, Sporting e Benfica recebem da Portugal Telecom 3,5m€.

Seguem alguns números de patrocínios de camisas da Bundesliga – temporadas 07/08 (valores anuais):

FC Bayern Munique – T-Com – 20 milhões de euros
FC Schalke 04 – Gazprom – 20 milhões de euros
VfL Wolfsburgo – VW – 20 milhões de euros
Borussia Dortmund – Evonik – 12 milhões de euros
Werder Bremen – Citibank – 9,5 milhões de euros
Hertha Berlim – Deutsche Bahn – 8 milhões de euros
VfB Estugarda - EnBW – 6,5 milhões de euros
Bayer Leverkusen – TelDaFax – 6 milhões de euros
Hamburguer SV – Flying Emirates – 5 milhões de euros
Eintracht Frankfurt – Fraport – 4 milhões de euros1.
FC Nuremberga – Miste+Lady Jeans – 3 milhões de euros
MSV Duisburgo – Xella – 3 milhões de euros
Hannover 96 – TUI – 2,5 milhões de euros
VfL Bochum – KiK – 2,5 milhões de euros
Arminia Bielefeld – Krombacher – 2 milhões de euros
Hansa Rostock – KiK – 2 milhões de euros
Karlsruher SC – EnBW – 1,5 milhões de euros
FC Energie Cottbus – Envia M – 1,2 milhões de euros