7 de fev. de 2008

Feliz Ano Novo Lunar!


Hoje é a data oficial do Ano Novo chinês e o início do ano 4706 lunar – o ano do Rato e não é um Rato qualquer não! É o Ano do Rato Olímpico! As agências de marketing corporativo e governamentais também entraram no ritmo de comemorações do Ano Novo Lunar asiático e não faltou criatividade. Enquanto os publicitários de todo o mundo entraram na trilha do Rato, os organizadores dos Jogos de Beijing 2008 aproveitaram para lucrar com as vendas de produtos licenciados dos Jogos durante o feriadão chinês. No China International Convention Center estará acontecendo nos próximos três dias uma feira organizada para expor os produtos licenciados Olímpicos. Com a proximidade da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o mercado de produtos olímpicos colecionáveis cresce a olhos vistos, na mesma proporção que aumenta o dinamismo e o envolvimento da economia chinesa com os Jogos.
Produtos é que não faltam. Até o momento são 68 as empresas oficialmente licenciadas pelo BOCOG para fabricar produtos olímpicos em 14 categorias diferentes espalhados em mais de duas mil lojas em todo o país. Um recorde de sete mil produtos diferentes estão à disposição dos consumidores. Cerca de quatro centenas de produtos foram recém-criados. Entre os mais populares estão os sticks fluorescentes, com os quais os chineses pretendem demonstrar a alegria e ajudar os atletas preferidos a ganhar medalhas. O objetivo da feira é criar uma ponte entre fabricantes e varejistas dos produtos olímpicos licenciados que estão em alta demanda. Sendo o Rato um símbolo de prosperidade, o marketing olímpico dos Jogos de Beijing pode entrar para a história.