16 de fev. de 2008

Especial: Nascar dá largada para corrida de patrocinadores

A Nascar é o maior e mais prestigiado evento esportivo e abre a temporada de estréia dos patrocinadores e de novas campanhas que irão mostrar suas marcas durante uma temporada de 10 meses. Em 2008, a Associação Nacional de Stock Car Auto Racing - Nascar celebra 60 anos. A Nascar é o esporte nº1 na América do Norte e o nº2 na preferência dos espectadores de televisão. As corridas são difundidas em mais de 150 países e em mais de 30 idiomas. Os fãs Nascar são os mais fiéis às marcas que consoem e, como resultado, as melhores empresas, apontadas pela Revista Fortune, preferem a Nascar, a qualquer outro esporte. Quando for dada a largada para a Daytona 500, a Nascar e a sua miríade de patrocinadores começam a acelerar os esforços para alcançar fãs através da Internet e outros meios não tradicionais. Durante anos, os patrocinadores Nascar, entre eles: Best Western, Coca-Cola, Ford, General Motors, Molson Coors, Nationwide, Office Depot, Procter & Gamble, Sprint Nextel and United Parcel Service - concentram gastos consideráveis em anúncios na mídia, principalmente em veículos como televisão, rádio, impressos e cartazes. Com a chegada de novas mídias, os patrocinadores Nascar agora estão também apostando em outros métodos de campanhas. Carros e pilotos proliferam suas imagens em sites da web, celulares, câmeras de vídeo digitais, tvs a cabo, vídeo games e outros dispositivos móveis. Segundo o instituto de pesquisa da Nascar os fãs, cerca de 30 milhões deles, consomem cerca de 8 horas de informações da Nascar por semana sob diversas formas. "A televisão é muito importante para nós", disse Steve Phelps, diretor de marketing da stock car americana, referindo-se a rede de parceiros, como ABC, ESPN2, Fox Broadcasting e Speed. "Mas com as novas mídias, precisamos de ter a certeza que estamos detectando os locais onde estão os fãs." O endereço da Nascar na internet (nascar.com) atrai quase quatro milhões de visitantes mês. Os usuários da internet têm feito download de mais de 350.000 clips de vídeo, fotografias e outros conteúdos da nova comunidade no site (community.nascar.com). Para 2008, a Sprint Nextel, está patrocinando uma elaborada campanha multimidia com o tema “Speed is beautiful” (Velocidade é bela!). Os elementos da campanha nos meios não tradicionais incluem uma seção no site da Sprint (sprint.com/speed), onde os usuários poderão fazer downloads de wallpaper, enviar mensagens de e-mail personalizadas para amigos e projetar os seus próprios "burnouts". Haverá também um aplicativo para quem tiver celulares Sprint que irá fornecer dados dos pilotos, números de voltas, velocidades, pontuações, colocações. Um método popular de expandir a presença de novas mídia dos patrocinadores Nascar são os sites. Por exemplo, o Office Depot tem officedepotracing.com, um site distinto do officedepot.com site, que é o principal do comércio electrônico da loja de departamentos. "É difícil fazer uma significativa ligação com os clientes num ambiente saturado de mídia", disse Noah Maffitt, diretor global de e-commerce da Office Depot em Delray Beach, Fla. Outro patrocinador Nascar, o Best Western International, fará a primeira incursão em competições online, disse Dorothy Dowling, vice-presidente sênior de marketing e vendas em Phoenix, com promoções. A competição irá convidar os consumidores a fazer upload de fotografias dos membros da família, amigos, colegas de trabalho ou vizinhos em situações engraçadas para a seção do site da Best Western (bestwestern.com/aprilfools). A fotografia vencedora será exibida no Best Western Toyota Camry conduzido por David Reutimann em uma corrida na Nascar Phoenix em 11 de abril. Enfim, a Nascar é uma categoria capaz de oferecer uma infinidade de plataformas de marketing aos seus patrocinadores, o que faz da categoria, um sucesso dentro dos sonhos americanos. Saudades dos tempos que a Nascar fazia parte da grade de programação do programa GridMotor, no Sportv. Confira todos os sábados e domingos matérias especiais no Sport Marketing.
Deborah Ribeiro