17 de fev. de 2008

Especial: 50 anos de Daytona 500

Não é só a Nascar que completa aniversário este ano não. A Daytona 500, prova de abertura da NASCAR Sprint Cup, conhecida como The Great American Race, uma das provas mais charmosas do calendário, fez 50 anos neste domingo 17 e a comemoração foi em grande estilo, principalmente para Ryan Newman que levou o histórico troféu para casa. Vários astros de Hollywood estiveram na corrida. Entre eles, John Travolta, Matthew McCounaghey, Whoopi Goldberg, Jon Bon Jovi, Nicolas Cage, Ben Affleck, Ashton Kutcher e Demi Moore. Em termos de marketing esportivo, as 500 Milhas de Daytona são o sinal verde para os patrocinadores da Nascar começarem a somar ações e campanhas. Ao contrário dos maiores eventos de outros esportes, durante a Daytona 500, por exemplo, a primeira de uma série de dez corridas, os pilotos aparecem em praticamente todos os breaks comerciais, mantendo os telespectadores sintonizados. Em 2007, durante a transmissão da FOX, os pilotos da Nascar apareceram em 46% dos anúncios publicitários. Ao todo, 19 pilotos foram as estrelas dos spots dos patrocinadores. "Os fãs da Nascar vendo os pilotos como as estrelas dos comerciais dos patrocinadores permanecem sintonizados - garante Steve Phelps, diretor de marketing da stock car americana". Durante as transmissões da Daytona 500, do ano passado, a FOX Sports conseguiu reter, em média, 95% da sua audiência durante breaks comerciais, de acordo com a Nielsen Media Research. Os pilotos da Nascar têm uma forte imagem pública. Os patrocinadores sentem-se confortáveis em colocá-los frente às suas marcas e ao centro de suas campanhas de publicidade. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Brandweek, os pilotos da Nascar estão logo atrás dos jogadores do PGA (liga profissional de golfe) como melhores modelos entre os atletas. Quase todos os fãs da Nascar olham os pilotos como verdadeiros atletas e bons exemplos. A maioria dos fãs pensam que os pilotos Nascar são acessíveis e utilizam os produtos que eles endossam. De acordo com um estudo realizado pela James Madison University Center em termos de patrocínio esportivo: 85% dos fãs da Nascar concordam que os pilotos são bons modelos; 74% concordam que os pilotos são acessíveis aos fãs e 56% concordam que os pilotos utilizam os produtos que endossam. A empresa Ipsos Insight fez uma pesquisa que aponta a Nascar e os pilotos da categoria são associados a atributos como: "atletas admiráveis", "atletas que são acessíveis ao povo", "genuínos", "honrados" e "honestos". O USA Today anunciou, recentemente, que os fãs da Nascar gastam uma média de US $ 700 anuais em merchandise. Só prá você ter uma idéia do que é a máquina de consumo Nascar e o quanto o marketing esportivo é super desenvolvido nos Estados Unidos, quando Dale Earnhardt Jr. (um dos pilotos mais populares) mudou de patrocinador (antes era a Budweiser), no ano passado, e anunciou o seu novo patrocinador, as vendas na loja on-line do site nascar.com saltaram para 359%. Na última sexta-feira, outro exemplo, foi o lançamento oficial da nova linha Adidas de sportswear com a assinatura de Dale Earnhardt Jr, o quarto atleta no mundo a ter uma linha própria Adidas (David Beckham, Reggie Bush e Tracy McGrady são os outros). A fila de fãs, do lado de fora da lojinha de produtos no Daytona International Speedway para comprar os produtos do piloto era imensa, local onde a Adidas abriu as vendas em primeiro lugar em todos os Estados Unidos. Os parceiros oficiais Nascar que tiveram novas campanhas publicitárias na Daytona 500 foram: Chevrolet, Gillette, Goodyear, Ritz, Sunoco, Sprint, The Home Depot, Toyota e UPS. Além disso, muitos patrocinadores de equipes estreiaram novos spots apresentando perfis dos pilotos, como Dale Earnhardt Jr., Jimmie Johnson e Kasey Kahne, Kevin Harvick, Kurt Busch, Clint Bowyer, Ryan Newman e Martin Truex Jr. Confira todos os sábados e domingos matérias especiais no Sport Marketing.
Deborah Ribeiro